Na Edição Especial de Mulheres de Areia (1993), no ar nas tardes da Globo, o público reencontrou as paisagens do lugarejo praiano onde se passa a história de Ivani Ribeiro. Um dos núcleos da trama é o dos pescadores, sempre às voltas com suas embarcações.
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Um dos pescadores é Marujo (Ricardo Blat), que segue na profissão mesmo sem ter um braço. Ele perdeu o membro após um ataque de tubarão e, por isso, dedica sua vida a encontrar o bicho e se vingar.
Pescador obcecado
Marujo é um dos personagens mais lembrados de Mulheres de Areia, clássico de Ivani Ribeiro que a Globo reprisa pela terceira vez em sua grade, e com sucesso. O tipo interpretado pelo veterano Ricardo Blat chamou a atenção do público por sua habilidade na pesca, mesmo sem um braço.
Ele perdeu o braço há muitos anos, após um ataque feroz de um tubarão. Por conta disso, ele dedica seus dias a reencontrar o animal para dar o troco. Marujo tem verdadeira obsessão por buscar o tubarão.
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O pescador sonha, dia após dia, em encontrar o tubarão e tirar a vida do animal. Assim, ele se sentirá vingado por ter perdido o braço em seu último encontro com o bicho.
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O que acontece com Marujo no final de Mulheres de Areia?
A obsessão de Marujo pelo tubarão persiste até o final de Mulheres de Areia. Tanto que, depois que Tonho da Lua (Marcos Frota) toma posse dos barcos de Donato (Paulo Goulart), o rapaz insiste para que o amigo de Ruth (Gloria Pires) lhe ceda uma embarcação para que ele possa caçar o tubarão.
Diante da insistência de Marujo, Tonho libera o barco e o pescador vai com ele até o alto mar. Ele finalmente fica cara a cara com o tubarão que tanto quis reencontrar ao longo da trama.
Depois disso, o tubarão aparece morto na praia de Pontal D’Areia. No entanto, Marujo nunca mais é visto a partir deste dia. Assim, cria-se uma lenda sobre o pescador sem braço que conseguiu matar o tubarão.
Desafio da profissão
Marujo de Mulheres de Areia foi um dos vários personagens marcantes de Ricardo Blat, veterano da televisão brasileira e galã de vários clássicos, como Estúpido Cupido (1976). E, sem dúvidas, foi o mais desafiador. Isso porque o ator teve que esconder seu braço ao longo de toda a novela, o que exigia bastante dele.
Para esconder o braço do ator, a equipe adaptou uma cinta de emagrecimento com ganchos que prendiam de forma fácil o braço e o cotovelo do artista. Após vestir a cinta, o ator colocava uma camiseta que cobria o acessório. Antes de entrar em cena, o ator se preparava com exercícios e alongamentos, tudo acompanhado por um profissional.
“Eu estou fazendo alongamento já há algum tempo, e meu professor, o Antônio Negreiros, me orientou muito quanto ao conhecimento das articulações do punho, cotovelo e ombro, que dão a base técnico-muscular para que eu consiga realizar normalmente o trabalho”, explicou Ricardo.
Para não afetar a saúde do ator, ele só podia permanecer naquela posição por apenas 20 minutos. Além disso, se ele sentisse dor ou formigamento, a gravação parava na hora.