Em Viver a Vida (2009), Marta (Gisela Reimann) é uma paciente da médica Ariane (Christine Fernandes), uma das melhores amigas de Helena (Taís Araújo). Casada com Leo (Leonardo Machado), ela se submete a um tratamento contra um câncer terminal.
O destino da personagem da novela de Manoel Carlos será triste. Marta não sobrevive à grave doença e acaba morrendo na trama em reexibição no canal Viva.
Porém, o público não vê sua morte, já que Marta, Leo e a filha Lívia (Isabel Melo) deixam a novela antes do fim. Isso porque Maneco desistiu de desenvolver o romance planejado entre Leo e a médica de sua esposa.
Marta morre em Viver a Vida?
Nos mais recentes capítulos de Viver a Vida, Marta aparece em seu tratamento contra o câncer, sendo assistida pela médica Ariane. O marido dela, Leo, e a filha, Lívia, estão sempre por perto, dando apoio à doente.
Com isso, Ariane começa a ter mais contato com Leo e acaba nutrindo certos sentimentos por ele. Mas nada acontece de fato, já que Marta, Leo e Lívia decidem se mudar para Minas Gerais, onde a paciente seguirá com seu tratamento.
Já Ariane abre o jogo com Ellen (Daniele Suzuki) e diz que nunca se apaixonou por Leo, mas mudou os sentimentos em relação a ele.
Por que Marta e Leo deixam Viver a Vida?
O autor Manoel Carlos tinha outros planos para Marta, Leo e Ariane. A ideia era que Ariane se apaixonasse verdadeiramente pelo marido de sua paciente, dando início a um conflito ético bastante polêmico. Porém, ele acabou desistindo da trama.
“Seria muito bom que o romance acontecesse, seria polêmico. Tão polêmico que ele resolveu tirar da novela”, explicou, na época, o ator Leonardo Machado, que, por uma triste coincidência, morreu de câncer em 2018.
“Maneco recebeu muitas cartas rejeitando essa relação, inclusive do Conselho Federal de Medicina. Colocavam a questão da ética médica, que um médico nunca se envolveria com o cônjuge de um paciente terminal. O que eu vou dizer? Seria interessante para o meu trabalho, mas foi uma opção do autor”, completou o ator ao jornal Extra, em março de 2010.
O que acontece com Ariane em Viver a Vida?
Depois que Marta e Leo deixam Viver a Vida, Ariane toma outro rumo na história. A médica se aproxima de Jorge (Mateus Solano) ao lhe dar uma carona depois que ele bebe demais numa festa de Luciana (Alinne Moraes).
“Ariane e Miguel são melhores amigos, isso torna uma possível relação entre Ariane e Jorge num agente pacificador entre os irmãos em pé de guerra”, opinou, na época, Christine Fernandes, aprovando os novos rumos de sua personagem.