Chocolate com Pimenta (2003) retornou à tela da Globo, através da faixa Edição Especial. Com a novela no ar pela quarta vez na TV aberta, várias histórias de bastidores ganham destaque. Elizabeth Savala é uma das envolvidas na produção que tem muito para contar…

A atriz, que interpretou a malvadíssima Jezebel, quase sofreu um acidente durante as gravações de uma marca registrada das novelas do autor.

A personagem de Savala era uma das pedras no sapato de Ana Francisca (Mariana Ximenes), a mocinha que, após ser humilhada por toda a cidade de Ventura, volta para se vingar.

Vilã de desenho animado

Chocolate com Pimenta - Elizabeth Savala

Jezebel reage revoltada ao perder a herança do irmão, Ludovico (Ary Fontoura). Amigo de Ana Francisca, ele a pede em casamento ao descobrir que a moça, desiludida com o amado Danilo (Murilo Benício), está grávida. Aninha herda o patrimônio de Ludovico, incluindo a fábrica de chocolates Bombom, potência econômica da cidade.

Para vingar-se de quem a humilhou, Ana Francisca decide fechar a fábrica. Jezebel batalha para que isso não aconteça, buscando um bom partido para a viúva – incluindo Danilo, de quem ela não quer ouvir falar. Totalmente atrapalhada, a malvada desperta mais simpatia do que raiva.

“Ela é uma vilã igual as de desenho animado – sabe aquele vilão que sempre se dá mal? Ela faz uma maldade e na hora é descoberta, ou cai alguma coisa na cabeça, leva muito banho de chocolate – nossa, o que eu levei de torta na cara (risos)…”, relembra Elizabeth.

“A composição foi muito em cima da Belle Époque, dos anos 1920, e da maldade extremamente caricata que a personagem tinha”, completa.

Apuro nos bastidores

Chocolate com Pimenta

Uma das peripécias vividas por Elizabeth Savala nos estúdios se deu quando, durante a gravação de uma guerra de comida, ela foi atingida fortemente por uma torta atirada pelo colega de elenco Marcello Novaes, o Timóteo:

“Tem uma cena em que havia uma guerra de chocolate na fábrica de chocolates, e aí o Marcello Novaes jogou uma torta, mas com uma força, que pensei: ‘agora quebrei meu pescoço’. Voltei devagarinho, não tinha quebrado, claro, mas eu levei muita torta na cara (risos). São momentos que fazem parte de uma novela tão divertida e deliciosa como essa”.

Savala ressalta a alegria de contracenar com grandes nomes, incluindo os responsáveis pelos outros vilões de Chocolate com Pimenta, como Cláudio Corrêa e Castro (Conde Klaus), Ernani Moraes (Terêncio) e Tarcísio Filho (Sebastian).

“Eu tinha uma parceria muito grande com o Ary França e o Ary Fontoura, eles eram maravilhosos. Um fazia o mordomo, o outro fazia o meu irmão, e nós tínhamos cenas em que deitávamos e rolávamos. Mariana Ximenes, Kayky Brito, Priscila Fantin e Rosane Gofman eram as pessoas com quem eu mais contracenava”, recorda.

Caco e castigo

Chocolate com Pimenta - Elizabeth Savala e Kayky Brito

Outro caso curioso envolvendo Chocolate com Pimenta e Elizabeth Savala passa pelos cacos que a atriz inseriu no texto – falas que não estão no roteiro. Walcyr Carrasco não gostou e puniu Savala, segundo informações que correm a web há tempos.

Ele a deixou muda por duas semanas, alegando que a personagem enfrentava uma forte dor de garganta… O episódio, porém, não abalou a relação dos dois.

Nos anos seguintes, Savala participou de vários folhetins assinados por Carrasco: Alma Gêmea (2005), Sete Pecados (2007), Caras e Bocas (2009), Morde & Assopra (2011), Amor à Vida (2013) e Eta Mundo Bom! (2016).

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor