Zamenza

Nada melhor do que um bom ator ou uma boa atriz ganhar uma oportunidade de mostrar talento em um papel de maior importância, após tantas participações que renderam merecidos elogios. Infelizmente não é algo comum…

Mar do Sertão - Isadora Cruz
Reprodução / Globo

Há uma certa previsibilidade nas escalações de várias novelas e muitas vezes são os mesmos nomes que ganham papeis de destaque. Ao menos Mar do Sertão fugiu um pouco da regra e o principal exemplo é o de Giovanna Cordeiro no papel de Xaviera.

O bom desempenho da atriz chega a ofuscar Isadora Cruz (foto acima), bom nome preso a um papel sem muitas possibilidades, o da médica Candoca.

Escolha certa

Mar do Sertão - Giovana Cordeiro e Renato Góes
Fábio Rocha / Globo

É verdade que o acaso a beneficiou. A personagem era destinada a Jéssica Ellen, que engravidou e acabou saindo da produção. Mas ainda bem que Giovanna foi a escolhida para substituir a colega igualmente talentosa.

Xaviera é um dos melhores perfis da história de Mário Teixeira e a interpretação da atriz a transformou em um dos maiores trunfos da trama dirigida por Allan Fiterman. Não por acaso, ela se destacou logo que surgiu em cena fazendo dupla com Tertulinho (Renato Góes).

A ex-prostituta era uma interesseira oportunista no início da produção, mas ao longo da história teve suas fragilidades expostas, o que enriqueceu a dramaticidade da personagem, que também tem uma veia cômica deliciosa. Xaviera transita bem entre os núcleos e acaba criando parcerias deliciosas com todos.

Foi uma boa aliada de Zé Paulino (Sergio Guizé) no começo do enredo e pouco tempo depois virou uma fiel confidente do cínico Timbó (Enrique Diaz). Também protagonizou uma divertida rivalidade com Laura (Eli Ferreira) e teve bons embates com a vilã Deodora (Debora Bloch). Atualmente, vem proporcionando situações impagáveis dando aulas de conquista para Firmino (Odilon Esteves).

Personagem cativante

Giovana Cordeiro em Mar do Sertão
Reprodução / Globo

Xaviera é tão cativante que aumentou o destaque das crianças quando formou um improvável trio com Manduca (Enzo Diniz) e Joca (Miguel Venerabile). As cenas têm um tom de naturalidade delicioso e o talento dos pequenos também contribui bastante para o bom resultado.

É até difícil escolher um momento que proporciona um maior destaque para Xaviera porque Giovana Cordeiro rouba a cena sempre que aparece. É aquela personagem que já carrega uma potência cênica, ao mesmo tempo que se beneficia do carisma da intérprete. Não por acaso desperta bem mais atenção que a mocinha, ainda que Isadora Cruz esteja impecável na trama.

A protagonista, no entanto, tem a dificuldade de carregar o fardo da perfeição. Candoca é um poço de virtudes e de conselhos, o que a limita.

Recentemente, levou uma bofetada de Deodora e não revidou porque é correta demais. Já Xaviera, semanas depois, levou um tapa da vilã e partiu para cima, empolgando o público, que esperava a mesma reação da heroína.

Esse expediente foi visto em novelas recentes da Globo, como a antecessora de Mar do Sertão, Além da Ilusão (2022), quando a personagem de Paloma Duarte roubou a cena. Na faixa das sete, um bom exemplo a ser citado é Haja Coração (2016), com Sabrina Petraglia. E outros casos similares existem aos montes.

Reconhecimento merecido

Giovana Cordeiro em Rock Story

Giovanna Cordeiro estreou na televisão em Rock Story (foto acima), novela das sete exibida em 2016 na Globo. Não era um papel grande, mas despertou atenção. No ano seguinte, em 2017, fez dois trabalhos que renderam muitos elogios: a Celeste, na minissérie Dois Irmãos, e a Cleo, em O Outro Lado do Paraíso.

Em 2019, esteve em Verão 90, novamente interpretando uma personagem terciária, a Moana. Em 2022, ganhou a chance de brilhar no horário nobre na pele da prostituta Generosa, mas apenas no primeiro capítulo da primeira fase do remake de Pantanal. É com Xaviera, em Mar do Sertão, que ganhou sua grande chance. E soube aproveitá-la da melhor forma possível.

A atriz está tão bem na novela das seis que foi escalada para ser a mocinha de Fuzuê, próxima novela das sete, escrita por Gustavo Reiz, com estreia prevista para o segundo semestre deste ano. Ela fará par com Nicolas Prattes. Um reconhecimento de seu talento.

Que Xaviera tenha sido a porta de entrada para Giovanna Cordeiro, a partir de agora, ter sempre o destaque que merece.

Compartilhar.
Avatar photo

Sérgio Santos é apaixonado por TV e está sempre de olho nos detalhes. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor