No ar há pouco mais de uma semana, Travessia derrubou os bons índices de audiência herdados de Pantanal. Até aqui, a nova novela de Gloria Perez tem encontrado dificuldades em elevar os números para os patamares que a Globo gostaria. Enquanto isso, Cara e Coragem não emplaca de jeito nenhum e a emissora parece já ter jogado a toalha quanto à trama de Claudia Souto.

Mar do Sertão

Felizmente, nem tudo são espinhos para a emissora… Mar do Sertão vai na contramão da atual crise no horário nobre, assumindo o posto de Pantanal como a nova “menina dos olhos” da casa. No ar há dois meses, a novela das seis demonstra que caiu nas graças do público ao manter uma plateia fiel e cativa desde sua estreia.

Na cola

Travessia - Jade Picon

Os ventos são tão favoráveis para Mar do Sertão que a trama já começa a encostar nos números registrados pelas novelas das sete e das nove. Na última segunda-feira (17), por exemplo, a história de Candoca (Isadora Cruz) e José Mendes (Sergio Guizé) rendeu respeitáveis 22 pontos, 23,9 de pico e 36% de participação no número de televisores ligados (share), de acordo com dados do Kantar Ibope divulgados pelo site RD1.

No mesmo dia, Cara e Coragem anotou 22,4 de média, 23,5 de pico e 34% de participação. Por fim, Travessia alcançou 24,2 pontos, 26,4 de pico e 39% de share. Ou seja, naquele dia, Mar do Sertão registrou praticamente a mesma audiência de Cara e Coragem e ficou muito próxima de Travessia.

Curva ascendente de audiência

Mar do Sertão - Renato Góes

O triângulo amoroso formado por Candoca, José Mendes e Tertulinho (Renato Góes) demonstra fôlego junto ao público e ainda não deu qualquer sinal de desgaste, ao menos no que se refere aos números de audiência. Com isso, Mar do Sertão mantém o crescimento no horário das seis, em ascensão após o fiasco de Nos Tempos do Imperador (2021), primeiro título inédito depois da paralisação por conta da pandemia.

A saga de Dom Pedro II (Selton Mello) não agradou o grande público… A trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson fechou com média de 17 pontos de audiência. Cenário que a trama seguinte, Além da Ilusão, conseguiu alterar, fechando com 19,1 de média. Mar do Sertão, então, dá sinais de que terá resultados ainda melhores.

Em baixa

Cara e Coragem - Marcelo Serrado e Paolla Oliveira

Porém, a mesma curva ascendente não se repete nos demais horários. Cara e Coragem elevou um pouco os índices de Quanto Mais Vida, Melhor! (que fechou com 20,5 pontos), mas ainda não chegou à meta almejada pela Globo. Já o caso de Travessia é um pouco mais complicado, pois os números cresceram entre Um Lugar ao Sol e Pantanal, mas depois caíram.

Ou seja, Mar do Sertão se coloca como uma verdadeira salvação da lavoura neste período de resultados fracos obtidos pelas novelas da Globo. Resta saber se Travessia conseguirá reverter o cenário ruim, ou se a missão caberá ao “invencível” Walcyr Carrasco e sua Terra Vermelha.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor