No ar há quase um mês, No Rancho Fundo revelou-se um acerto da Globo. A trama de Mário Teixeira, que resgata o universo visto em Mar do Sertão (2022), elevou os índices da faixa das seis da emissora em pouco tempo.

Andréa Beltrão e Alexandre Nero em No Rancho Fundo
Andréa Beltrão e Alexandre Nero em No Rancho Fundo

Mas, apesar do êxito, o canal já bateu o martelo e definiu a data de término do folhetim. A saga de Zefa Leonel (Andrea Beltrão) deve ficar no ar pouco mais de seis meses. Depois disso, o canal voltará a apostar num romance de época no horário.

Caberá a Alessandra Poggi, autora de Além da Ilusão (2022), a autoria da substituta de No Rancho Fundo.

Quando termina No Rancho Fundo?

No Rancho Fundo foi uma aposta de Amauri Soares, diretor geral dos Estúdios Globo, que encomendou a Mário Teixeira uma continuação de Mar do Sertão. O plano do executivo era apostar numa história de forte apelo popular para substituir Elas por Elas (2023), que não correspondeu às expectativas.

Confiante que a fórmula de Mar do Sertão faria sucesso novamente, a direção da Globo determinou que No Rancho Fundo deve ter 173 capítulos. Com isso, a novela deve ter seu último capítulo exibido em 1º de novembro. Ou seja, a trama ainda tem chão pela frente.

Com a duração estabelecida, No Rancho Fundo terá praticamente o mesmo número de capítulos de Elas por Elas – que fechou com 171 porque teve a exibição suspensa em dois dias, por conta do futebol. Mas será ligeiramente menor que Mar do Sertão, que teve 178.

Que novela substituirá No Rancho Fundo?

Duda Santos em Renascer
Duda Santos em Renascer

Para substituir No Rancho Fundo, a direção da Globo já trabalha para viabilizar Tutti Frutti, título provisório da novela assinada por Alessandra Poggi. O folhetim tem data de estreia prevista para 4 de novembro.

Após fazer sucesso em Além da Ilusão, Alessandra Poggi emplaca sua terceira novela como autora titular – a primeira foi Os Dias Eram Assim (2017), escrita com Angela Chaves. Novamente, a roteirista apostará num romance de época que terá a moda como pano de fundo, tal qual a novela estrelada por Larissa Manoela e Rafael Vitti.

Tutti Frutti narrará a trajetória de uma mocinha negra que se torna um sucesso como modelo e garota-propaganda de uma confecção, algo incomum na década de 1950. Duda Santos, a Maria Santa de Renascer, já está confirmada como a intérprete da personagem. Natalia Grimberg é a diretora artística do folhetim.

Quais serão as próximas novelas das seis da Globo?

A Globo segue trabalhando para organizar a fila de suas próximas produções. Tanto que, inicialmente, já estava prevista a volta de Duca Rachid, Julio Fischer e Elísio Lopes Jr. ao horário das seis após Tutti Frutti.

O trio responsável por Amor Perfeito (2023) planejava uma nova história para a faixa. Porém, de acordo com o jornal O Globo, o projeto dos autores não avançou porque se chegou à conclusão de que seria caro demais. Com isso, a substituta de Tutti Frutti ainda é dúvida.

Porém, recentemente, o portal Notícias da TV informou que a Globo encomendou a Walcyr Carrasco uma continuação de Êta Mundo Bom! (2016), que deve ser escrita com Mauro Wilson. Sendo assim, a sequência da história de Candinho (Sergio Guizé) se tornou a mais cotada para suceder a trama de Alessandra Poggi.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor