No ar desde o dia 29 de abril, a reprise de Alma Gêmea (2005) é a nova arma da Globo para alavancar seu horário nobre. O cartaz do Vale a Pena Ver de Novo tem a missão de ampliar os baixos índices deixados por Paraíso Tropical (2007), sua antecessora.

Priscila Fantin e Flávia Alessandra em Alma Gêmea
Priscila Fantin e Flávia Alessandra em Alma Gêmea

Apesar de mal ter estreado, a novela protagonizada por Priscila Fantin e Eduardo Moscovis já tem data para chegar ao final. A emissora bateu o martelo e definiu qual será a duração do novo repeteco da história de Walcyr Carrasco.

Curiosamente, Alma Gêmea será encurtada desta vez. A reprise será bem menor que os 227 capítulos originais da novela.

Quando termina Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo?

A Globo planeja que o novo repeteco de Alma Gêmea tenha 130 capítulos no Vale a Pena Ver de Novo. Com isso, o último capítulo deve ir ao ar em 25 de outubro, completando cinco meses de exibição.

É um número bem menor que o da exibição original, entre 2005 e 2006, quando Alma Gêmea alcançou a impressionante marca de 227 capítulos. É menor até mesmo que a duração da primeira reprise da trama no Vale a Pena Ver de Novo, que somou 145.

A diferença se dá, principalmente, por causa do tamanho dos capítulos. A ideia da Globo é que Alma Gêmea seja exibida entre 17h e 18h30, com capítulos de uma hora e meia de duração – com exceção das quartas-feiras, dia de futebol. Ou seja, um capítulo do Vale a Pena Ver de Novo vai equivaler a dois ou três originais.

Tudo pode mudar

Vale lembrar que nem sempre a Globo segue seu planejamento inicial. A reprise de Paraíso Tropical, por exemplo, estava prevista para ficar no ar até junho de 2024, mas foi antecipada em um mês por conta da audiência insatisfatória.

Ou seja, a duração de uma reprise do Vale a Pena Ver de Novo acaba sendo influenciada por outros fatores, como a audiência, o que determina seu encurtamento ou “espichamento”.

Sendo assim, Alma Gêmea pode até mesmo ganhar alguns capítulos extras com ajustes na edição dos capítulos. Tudo depende dos resultados apresentados e dos planos da Globo para sua grade.

Regra quebrada

A volta de Alma Gêmea marca um momento de mudança do Vale a Pena Ver de Novo. Desde 2021, quando criou a Edição Especial com a reprise de O Cravo e a Rosa (2000), a emissora havia determinado que a faixa das 14h40 seria destinada a novelas das seis e das sete, enquanto o Vale a Pena Ver de Novo tornaria-se exclusivo de tramas das 21h.

A emissora vinha cumprindo a regra e, nos últimos anos, apostou nas reprises de O Clone (2001), A Favorita (2008), O Rei do Gado (1996), Mulheres Apaixonadas (2003) e Paraíso Tropical. Porém, com a restrição da regra, a definição dos títulos do horário foi ficando mais difícil.

Daí a decisão de abolir a regra e apostar em Alma Gêmea, um clássico das 18h que reúne todas as condições de elevar a audiência do Vale a Pena Ver de Novo. Com isso, a Globo abre caminho para a volta de novelas das seis e das sete em sua tradicional faixa de reprises.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor