Mal estreou: concorrentes ameaçam programa de Paola na Globo

Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua estreou na Globo despertando no público uma inevitável sensação de déjà vu. Nas redes sociais, muitos espectadores notaram as semelhanças entre o programa que marca a estreia de Paola Carosella na casa com atrações como Duelo de Mães (SBT e Band) e Minha Mulher que Manda (SBT).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A semelhança, aliás, também não passou despercebida pelas concorrentes. Tanto que Band e SBT estariam considerando processar a rival por uma suposta cópia do formato que apresentaram. No entanto, a Globo adquiriu a atração da produtora Fremantle e, portanto, não seria a responsável pela suposta “cópia”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Competição na cozinha

Cadu Pilotto / Globo

Na verdade, Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua reúne elementos comuns a praticamente todas as competições de culinária que invadiram a televisão nos últimos dez anos. A diferença maior é a presença de famosos e suas mães (ou mães famosas com seus filhos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Na atração da Globo, o filho deve tentar reproduzir uma receita com a orientação de sua mãe, que só pode intervir e invadir a cozinha em momentos específicos. Há um tempo para que o prato seja entregue, que corre mais rápido quando a mãe entra em ação. Ao final, os jurados Paola Carosella e João Diamante provam os pratos e definem o vencedor.

Há elementos de praticamente todos os talent shows culinários. Porém, a maior semelhança se dá na participação de mães e filhos, que é a proposta de Duelo de Mães; e o fato de os participantes serem orientados por alguém “de fora”, próximo do que acontece no Minha Mulher que Manda, quadro de Eliana do SBT.

Processo

Ricardo Cardoso / Kinok Vídeo

De acordo com Fábia Oliveira, colunista do iG, Band e SBT teriam ficado particularmente incomodadas com a semelhança entre Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua com o Duelo de Mães, programa apresentado por Ticiana Villas Boas que passou pelos dois canais. De acordo com Oliveira, as duas emissoras cogitam buscar uma explicação na Justiça sobre o ocorrido.

O colunista Leo Dias, do portal Metrópoles, também informou que o SBT estaria buscando explicações quanto à semelhança dos formatos, incluindo do Minha Mulher que Manda, cujos direitos pertencem ao canal. A atração segue no ar dentro do programa de Eliana.

Quanto ao Duelo de Mães, o portal Metrópoles informou que o formato pertence a Ticiana Villas Boas, que o comprou de Adriana Sequeto, a diretora da atração. O programa “nasceu” no SBT em 2016, mas Ticiana levou à Band em 2021. Ainda de acordo com o portal, o canal de Silvio Santos pretende acionar a própria Ticiana para levar o caso à Justiça.

Plágio?

Cadu Pilotto / Globo

No entanto, caso a decisão de levar o imbróglio à Justiça vá adiante, a Globo não deve ser responsabilizada. Isso porque o canal carioca comprou a atração da produtora internacional Fremantle, que também comercializa outras atrações da Globo, como Tem ou Não Tem (Family Feud), do Caldeirão com Mion.

Chamado de My Mom Cooks Better Than Yours, o formato já foi utilizado pela emissora anteriormente. Também chamado de Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua, o programa estreou na Globo em 2019, como um quadro do É de Casa. Patrícia Poeta comandou a competição, que contava com o chef Roberto Ravioli como jurado. Latino e Paula Fernandes chegaram a participar do game.

Mas, de acordo com Fábia Oliveira, o registro do Duelo de Mães foi feito em 2016, antes da Fremantle lançar My Mom Cooks Better Than Yours. Ou seja, esta briga pode estar apenas começando.

Sair da versão mobile