Mais uma? Autora de A Viagem quer fazer continuação da novela

Guilherme Fontes como Alexandre em A Viagem

Guilherme Fontes como Alexandre em A Viagem

Completando 30 anos de sua exibição original com uma nova reprise no Viva, A Viagem (1994) é um clássico da TV brasileira. Com a recente onda de remakes, o que não falta são defensores de que a trama seja novamente refeita – lembrando que a versão de 94 é um remake de uma novela dos anos 1970.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guilherme Fontes como Alexandre em A Viagem

Mas Solange Castro Neves, que colaborou com Ivani Ribeiro no clássico da Globo, não concorda com a ideia. A novelista prefere apostar numa continuação da trama. Um projeto, aliás, que ela já tem na manga e chegou a apresentar à Globo anos atrás.

Em 2021, Solange deu detalhes da ideia em um papo com o TV História. Recentemente, ela voltou a falar sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sucesso atemporal

A versão de A Viagem lançada pela Globo em 1994 é um remake de uma novela produzida originalmente em 1975 pela TV Tupi. As duas tramas contam a história do espírito obsessor Alexandre (Ewerton de Castro/Guilherme Fontes), que se mata na cadeia e passa a atormentar aqueles que considera culpados por sua prisão.

A segunda versão, escrita por Ivani Ribeiro com a colaboração de Solange Castro Neves, fez um enorme sucesso na faixa das 19h da Globo em 1994, tornando-se uma das novelas mais bem-sucedidas da história da emissora. A trama foi reprisada inúmeras vezes, sempre com êxito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Com a recente aposta da Globo em remakes como Pantanal (2022), Renascer (2023) e Vale Tudo – confirmado para estrear no ano que vem -, sempre há quem defenda que A Viagem deveria ganhar uma terceira versão. Mas a autora Solange Castro Neves prefere apostar numa continuação da história.

A Globo vai produzir uma continuação de A Viagem?

Em entrevista ao UOL, Solange Castro Neves celebrou a atual reprise de A Viagem no canal Viva e revelou que tem vontade de emplacar a continuação da novela.

“Eu tenho uma sinopse que gira em torno da reencarnação de Diná [Christiane Torloni], Otávio [Antonio Fagundes] e Alexandre. Os três nasceriam em famílias diferentes e se reencontrariam para acertar as contas que não conseguiram na vida passada”, revelou a novelista.

A autora também está envolvida em um musical baseado na novela, em parceria com Vitor de Oliveira e Thalma Bertozzi.

A produção estava prevista para 2023, mas os trabalhos atrasaram. A atual previsão, de acordo com o UOL, é que o espetáculo seja lançado em 2026.

Projeto antigo

Há três anos, quando A Viagem também estava sendo reprisada pelo Viva, Solange Castro Neves falou sobre sua ideia de fazer uma continuação da novela em uma entrevista ao TV História. No papo, ela explicou o motivo de o projeto – chamado de O Retorno – não ter avançado na Globo.

“Há muitos anos, apresentei uma sinopse à Globo sobre a continuação de A Viagem, mas chegamos à conclusão de que o telespectador não estava, ainda, preparado para essa nova etapa. Agora, entrando em uma nova era, a de Aquário, em que todos os segredos estão sendo revelados, por acreditar que a humanidade está sedenta de respostas, tenho certeza de que o momento é propício. A trama tem como ideia principal o processo da reencarnação, ou seja, a vida após a vida. Certamente, todos aqueles que se encantaram com a temática de A Viagem, gostarão de saber que a vida é a continuação de uma longa história e que tudo tem uma razão de ser. Não cai uma folha da árvore sem que o Pai tenha ciência disso”, revelou.

Atualmente, a Globo parece mais aberta à ideia de continuações de novelas.

No Rancho Fundo é uma espécie de spin-off de Mar do Sertão (2022), enquanto Êta Mundo Bom! (2016) ganhará uma sequência no ano que vem. Não seria um bom momento para continuar A Viagem?

Sair da versão mobile