Jornalismo sempre foi um dos pilares da programação da TV brasileira. Mas o filão nunca esteve tão em alta quanto atualmente. Prova disso é que o Brasil, hoje, conta com nada menos que cinco grandes canais de notícias. GloboNews, CNN Brasil, de Daniela Lima (foto abaixo), Jovem Pan News, Record News e BandNews disputam a atenção do público na TV paga e aberta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas a “guerra dos canais de notícia” deve ficar ainda mais acirrada com a entrada de um sexto concorrente no segmento. O BM&C News, canal de notícias que tem grande público no YouTube, deve levar sua programação para a TV paga ainda este ano.
Novo canal
De acordo com o portal Notícias da TV, o BM&C News (foto acima) deve lançar seu canal na TV por assinatura ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo a publicação, o canal fechou um acordo com o Grupo Stenna, que negocia sua entrada no catálogo das principais operadoras de TV paga do Brasil.
A ideia de levar o canal para a televisão existe desde o ano passado. A princípio, o BM&C News deve entrar no ar em maio deste ano. Mas o planejamento pode ser alterado em razão de questões técnicas. Porém, a intenção é entrar no ar ainda no primeiro semestre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Para isso, ainda segundo o NTV, o canal tem feito investimentos. O BM&C News busca profissionais para ampliar a programação e atender à demanda do público da TV por assinatura.
Sucesso na web
Canal especializado em política e economia, o BM&C News existe no YouTube desde 2020. A plataforma passou a chamar a atenção sobretudo durante a Guerra da Ucrânia, quando passou a se dedicar totalmente à cobertura do conflito.
Nesta fase, o canal passou de 46 mil para 500 mil inscritos. Com isso, muitas vezes, o canal conseguiu bater a CNN e a Jovem Pan em números de visualizações na web.
O principal rosto do canal é Paula Moraes (foto acima), CEO e âncora do BM&C News. Sócio-fundadora da plataforma, a profissional já passou pela Record e Record News, atuando como apresentadora, repórter e correspondente internacional.
Ela iniciou sua carreira em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, como repórter da TV Tem, afiliada da Globo. Em seguida, se transferiu para a Record Rio Preto, onde foi sub-chefe de jornalismo entre 2005 e 2007.
Informação em alta
A chegada do BM&C News à televisão deve movimentar ainda mais o mercado. Afinal, o número de canais dedicados à informação cresceu consideravelmente nos últimos anos. Apenas de 2020 para cá, o país já viu nascer a CNN Brasil e a Jovem Pan News.
Antes disso, a GloboNews (que tem Elisabete Pacheco, foto acima, como um dos principais rostos) reinou sozinha no segmento por vários anos. No ar desde 1996, o canal do Grupo Globo só ganhou um concorrente em 2001, quando foi lançada a BandNews. Já a Record News foi inaugurada apenas em 2007.