Há quem diga que Salve Jorge (2012) é uma novela “esquecível”. Porém, a trama de Glória Perez, embora não tenha entregado um grande roteiro, rendeu memes e está sempre em destaque nas redes sociais.

Travessia - Humberto Martins
Reprodução / Globo

Um dos momentos constantemente citados pelo público envolve Irina, vivida por Vera Fischer. A personagem, que só aparecia sentada, virou figurinha fácil na web ao exclamar “eu só faço a contabilidade”, no último capítulo do folhetim.

Agora, em Travessia, Glória revive tal tipo. Papel de Humberto Martins, Guerra sempre aparece da cintura pra cima, sentado na cadeira do escritório ou no sofá de sua casa. O fato já gera comentários na web.

Preso na cadeira

Travessia - Bel Kutnet e Humberto Martins
Ellen Soares / Globo

O jornalista Gabriel Perline, do portal IG, decupou as cenas de Travessia exibidas na semana passada. Guerra apareceu em 38 minutos. Destes, 32 foram sentados, o que lhe dá o título de “nova Irina”.

Outra observação, que deixa o empresário de Travessia ainda mais próximo da contadora de Salve Jorge, envolve o fato dele estar sempre atrás de uma mesa – a da construtora ou as de sua casa.

Papel aquém da expectativa

Salve Jorge - Vera Fischer
Divulgação / Globo

Cabe lembrar que Salve Jorge incomodou Vera Fischer, justamente por conta da falta de ação e de conflitos envolvendo Irina.

“Ela não tem cenas fortes, não dá para decolar. Quando vi o caminho em que as coisas estavam indo, pensei: ‘Bom, deixa, é mais uma mais uma novela, acaba, o público esquece, e tal’. Se fosse em outra época, eu daria um chilique. Só espero que o próximo personagem que me apresentem seja um com alguma dignidade, porque estou cansada de fazer papelzinho que não é para mim e sim para uma pessoa que está começando na carreira”, desabafou em entrevista ao jornal O Globo, na época das gravações.

Fim da parceria

Vera Fischer
Reprodução / Globo

Na ocasião, Vera tratou de enaltecer Glória Perez e de ressaltar que, apesar dos pesares, pretendia continuar trabalhando com a autora – o que não aconteceu.

“Só peço uma personagem que tenha importância e dignidade, para poder trabalhar meu lado atriz. Não ligo, não falo com a Glória… Imagine ficar ligando pra pessoa que está escrevendo? Gosto muito da Glória, sempre gostei e gostaria de fazer outros personagens se ela se lembrar de escrever alguma coisa importante, como já escreveu”, afirmou.

Cabe lembrar que as duas estiveram juntas em Desejo (1990), Pecado Capital (1998), O Clone (2001), América (2005), Amazônia – De Galvez a Chico Mendes (2007) e Caminho das Índias (2009).

Após a queixa, Vera Fischer voltou ao vídeo em 2018, com Espelho da Vida. Ela deixou a Globo posteriormente, em meio à adoção dos contratos por obra.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor