André Santana

A novela se chama Terra e Paixão, mas bem que podia se chamar Terra e Sangue. Afinal, a “terra vermelha” de Aline (Barbara Reis), tão desejada por Antônio La Selva (Tony Ramos), deve ter essa cor em razão da quantidade de mortes que já aconteceram na trama das nove da Globo.

Rainer Cadete em Terra e Paixão
Rainer Cadete como Luigi em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Depois da morte de Samuel (Ítalo Martins), já nas primeiras cenas de Terra e Paixão, o autor Walcyr Carrasco já eliminou nada menos que outros três personagens. E mais dois já estão marcados para morrer no folhetim global. Nem mesmo o carismático “italiano” Luigi (Rainer Cadete) vai escapar de mais um crime… Tudo para elevar a audiência, que anda em baixa.

[anuncio_1]

Assassinatos

Terra e Paixão - Barbara Reis, Cauã Reymond e Matheus Assis
Barbara Reis, Matheus Assis e Cauã Reymond em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Um terrível assassinato foi mostrado logo na sequência inicial de Terra e Paixão. Antônio, com a intenção de tomar posse das terras de Aline, mandou seus capangas invadirem o local e eliminarem seus ocupantes. A heroína viu seu marido Samuel ser assassinado, e ela mesma escapou por pouco, já que foi salva por Caio (Cauã Reymond).

Antônio, claro, ficou furioso ao constatar que não conseguiu tomar posse das terras. Com isso, Aline se tornou uma forte inimiga, já que a professora decidiu plantar no local e lutar contra os desmandos do poderoso empresário. Para garantir sua vida, ela envolveu uma amiga, a jornalista Isabel (Yasmin Gomlevsky), na história.

Chantageado pela cúmplice de Aline, Antônio deu um jeito de eliminá-la e colocar a culpa na mocinha. Mais adiante, o vilão também deu cabo da vida de Breno (Daniel Chagas), o irmão de Isabel. Ou seja, Antônio deixa uma trilha de corpos por onde passa.

Mais mortes

Kelvin (Diego Martins), Luana (Valéria Barcellos) e Cândida (Susana Vieira) em Terra e Paixão
Kelvin (Diego Martins), Luana (Valéria Barcellos) e Cândida (Susana Vieira) em Terra e Paixão (reprodução/Globo)

Porém, as mortes de Terra e Paixão não cessaram aí. Cândida (Susana Vieira), uma das principais personagens da história, morreu após cair doente. Mas não sem antes entregar alguns de seus segredos a Caio.

[anuncio_3]

A mais valiosa informação da dona do bar, no entanto, vai acabar causando outra morte, a de Daniel (Johnny Massaro). Será depois que Caio contar tudo o que descobriu com Cândida que o rapaz vai se revoltar e sair dirigindo sem rumo, quando sofrerá um acidente e morrerá.

Caio revelará a todos que Irene (Gloria Pires) era prostituta no bar de Cândida, e que, ali, se envolveu com Ademir (Charles Fricks). Assim, todos ficarão sabendo que o irmão de Antônio é o verdadeiro pai de Daniel.

Johnny Massaro como Daniel em Terra e Paixão
Johnny Massaro como Daniel em Terra e Paixão (reprodução/Globo)

Além de Daniel, outra morte pode acontecer nos próximos capítulos de Terra e Paixão. Após se passar por mãe de Luigi (Rainer Cadete), Roma (Grace Gianoukas) vai chantagear o falso italiano. Com isso, ela também vai acabar na mira do golpista, que ameaçará eliminá-la.

Em busca de audiência

Walcyr Carrasco
Estevam Avellar / Globo

O grande número de mortes em Terra e Paixão tem explicação. A trama segue registrando índices de audiência abaixo do esperado pela Globo. A emissora espera que a novela bata na casa dos 30 pontos, números alcançados por Pantanal (2022), mas isso ainda não aconteceu.

Com isso, o autor Walcyr Carrasco tem procurado promover reviravoltas para “esquentar” a novela. “Matar” personagens, ao que tudo indica, é a estratégia escolhida pelo autor. Tanto que ele até vai adiantar a morte de Daniel, que deve acontecer já nos próximos capítulos. Anteriormente, sua morte estava prevista para o capítulo 70.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor