André Santana

Em Mar do Sertão, Xaviera chegou a Canta Pedra feito um furacão. A jovem mal surgiu em cena e já mexeu com o imaginário masculino do local, tal qual outra famosa personagem do Nordeste brasileiro: Tieta do Agreste.

A personagem imortalizada por Betty Faria na trama de 1990 serve de inspiração para Giovana Cordeiro, intérprete da divertida e sensual personagem da novela das seis.

“Eu acho que a construção da dramaturgia feita pelo Mario Teixeira [autor] e os colaboradores leva muita gente a enxergar Xaviera com essa semelhança com Tieta. O cenário como um todo. Estamos falando de uma cidade pequena no interior do Nordeste… E tem essa figura da mulher que é muito bem resolvida com sua sensualidade, que usa isso a seu favor…”, revelou a atriz em recente entrevista ao jornal Extra.

Para Giovana, são vários os pontos em comum entre Xaviera e Tieta.

“Xaviera na primeira fase foi enxotada da cidade também e tem uma volta que vai mexer com as estruturas dessa cidade, como o público vai começar a acompanhar agora. Xaviera volta e vê inclusive que pouca coisa mudou, especialmente no comportamento das pessoas. Sinto que é muito nesse lugar que Xaviera e Tieta se encontram”, comparou.

Substituta de Jéssica Ellen

Giovana Cordeiro já está tão à vontade como Xaviera em Mar do Sertão que é difícil enxergar outra intérprete para a personagem. No entanto, a atriz foi escalada após a saída de Jéssica Ellen, que precisou deixar o elenco da trama por conta de sua gravidez.

Na coletiva de imprensa do lançamento da novela, Giovana falou sobre a colega.

“Fico honrada de terem confiado essa personagem a mim, porque sei o tamanho da Jéssica e a potência dela como atriz”, elogiou.

“Não foi coincidência, não acredito no acaso. Várias coisas foram trazendo Xaviera para perto de mim de uma forma bem bonita. Não consigo falar dessa personagem sem citar Jéssica Ellen, que faria o papel. Nós duas temos uma história bem bonita de acolhimento em um momento artístico frágil”, concluiu.

Filha do Pantanal

O destaque na trama das seis da Globo veio após uma curta, porém marcante, passagem por Pantanal. Na novela das nove, Giovana Cordeiro deu vida a Generosa, prostituta responsável pela iniciação sexual de José Leôncio (Drico Alves), e que se tornaria a mãe de José Lucas de Nada (Irandhir Santos).

À Folha de S. Paulo, Giovana confessou que acredita que foi seu desempenho como Generosa no remake da obra de Benedito Ruy Barbosa que a levou a ser escalada para Mar do Sertão. Segundo a artista, a participação em Pantanal aconteceu depois que ela foi aprovada num “teste neutro”.

“Fui lá, fiz e fiquei com a Generosa”, revelou.

Trajetória

Giovana Cordeiro não é bem uma novata na TV, visto que ingressou na carreira ainda criança, ao participar de comerciais. Mais adiante, após se formar em artes cênicas, ela viveu sua primeira personagem na dramaturgia, a Celeste da minissérie Dois Irmãos (que foi gravada em 2015, mas exibida apenas dois anos depois).

Depois do trabalho dirigido por Luiz Fernando Carvalho, Giovana seguiu emplacando novos personagens na telinha. Ela viveu Stéfany em Rock Story (2016) e a Cleo de O Outro Lado do Paraíso (2017). A atriz também fez participações em Malhação: Vidas Brasileiras (2018) e Verão 90 (2019).

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor