Após a finalização de Salve-se Quem Puder, e antes da próxima novela das sete inédita (Quanto Mais Vida Melhor), a Globo decidiu por mais uma reprise (em edição especial): Pega Pega, que estreou no dia 19 de julho.

A novela, escrita por Cláudia Souto com direção artística de Luiz Henrique Rios, foi originalmente exibida entre junho de 2017 e janeiro de 2018.

Lembra da trama do roubo do Hotel Carioca Palace?

Participei da festa de lançamento realizada em 18 de maio de 2017, algumas semanas antes da estreia da novela. Os convidados foram levados a conhecer, dentro dos Estúdios Globo, o Carioca Palace, o hotel cenográfico, principal cenário da trama, um imponente cinco estrelas construído especialmente para as gravações. Aberto para a imprensa, todos puderam circular pelo ambiente.

Os convidados foram recepcionados pelos atores em seus personagens, trajados de seus figurinos. Marcelo Serrado, como Malagueta, o concierge do hotel, deu as boas-vindas, juntamente com Guilherme Weber, que vivia Douglas, o gerente. Thiago Martins era Júlio, um dos garçons (foto acima), João Baldasserini (o Agnaldo) estava na recepção e Nanda Costa apareceu como a camareira Sandra Helena.

Havia também atores como seguranças e carregadores de malas, e uma orquestra tocando música ao vivo. Da escadaria central, desceram Marcos Caruso e Camila Queiroz, como os proprietários do hotel – Pedrinho Guimarães e a neta, Luiza, acompanhados de Rodrigo Fagundes, o mordomo Nelito.

Detalhes impressionaram

O Carioca Palace impressionava pela grandiosidade e riqueza de detalhes. Foi baseado em tradicionais cinco estrelas do mundo, como o Negresco, de Nice (na França), e o Carrasco, de Montevidéu (no Uruguai).

O cenário ocupava 2.200 metros quadrados em que foram construídos dois andares e toda a área comum, incluindo lobby (recepção, loja de souvenires e um restaurante), piscina (com um bar), quiosque, calçadão e uma cozinha industrial profissional. Tudo funcionava de verdade, do bar à piscina e a cozinha.

O pé-direito do lobby – que ostentava dois grandes lustres de cristal – tinha seis metros. Nele foram usados materiais reais e nobres, como mármore, granito e porcelanato.

Os demais seis andares e a cobertura foram inseridos por computação gráfica. As suítes estavam montadas em estúdio. Pela TV, o público via um prédio de oito andares e cobertura situado – virtualmente – na Praça do Lido, em Copacabana.

Números de sucesso

Pega Pega é considerada pela Globo um sucesso, pelo menos em números de audiência: 29 pontos de média final no Ibope da Grande São Paulo, feito que não era visto no horário das sete da noite desde Cheias de Charme, em 2012.

Definida como uma comédia romântica policial, Pega Pega foi a primeira novela solo de Cláudia Souto, que começou na TV nos anos 1990, como roteirista de programas diversos: TV Colosso, Casseta e Planeta Urgente, Sai de Baixo, Bambuluá e Carga Pesada, entre outros.

Em novelas, Cláudia foi colaboradora de Walcyr Carrasco, em Sete Pecados, Caras e Bocas e Morde e Assopra (entre 2007 e 2011), e de Daniel Ortiz, em Alto Astral (2014-2015).

Ao contrário da exibição original, a reprise passou batida e não teve o mesmo destaque no Ibope, sendo finalizada em 19 de novembro.

Compartilhar.
Avatar photo

Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira. Leia todos os textos do autor