André Santana

Terra e Paixão passou por diversas mudanças de rota. O autor Walcyr Carrasco, buscando elevar a audiência do folhetim, tratou de promover diversas alterações, deixando de lado o que estava previsto na sinopse e partindo para novas tramas. Isso afetou Jonatas (Paulo Lessa), vendido como um dos protagonistas da trama da Globo, cuja trajetória acabou se tornando um dos maiores erros cometidos pela novela.

Barbara Reis e Agatha Moreira em Terra e Paixão
Aline (Barbara Reis) e Graça (Agatha Moreira) em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

O rapaz, que a princípio disputaria Aline (Barbara Reis) com Caio (Cauã Reymond), chegou a ser marcado para morrer. Mas o tipo acabou se livrando da morte e ganhando um “prêmio de consolação”: um romance com Graça (Agatha Moreira).

[anuncio_1]

Mocinho

Paulo Lessa e Barbara Reis
Paulo Bessa e Barbara Reis como Jonatas e Aline em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Originalmente, Jonatas seria um dos pares românticos da mocinha Aline. Tanto que, desde o primeiro capítulo, o rapaz demonstra sentimentos pela então esposa do primo. Mas Aline nunca chegou a corresponder ao amor do filho de Gentil (Flavio Bauraqui).

A ideia era que, após a morte de Daniel (Johnny Massaro), Aline se revoltaria contra Caio, já que o culparia pelo desastre que tirou a vida de seu amado. Isso porque o acidente que matou o advogado – que, depois, descobriu-se que foi um atentado – aconteceu depois que Caio contou a todos que o irmão mais novo era filho de Ademir (Charles Fricks) e que Irene (Gloria Pires) foi prostituta.

A revolta de Aline, portanto, abriria caminho para um romance com Jonatas. Mas Caio não seria uma carta fora do baralho e um novo triângulo amoroso estaria formado. Triângulo esse que não aconteceu.

[anuncio_2]

Escapou da morte

 

Porém, com os baixos índices iniciais de Terra e Paixão, Walcyr Carrasco foi obrigado a alterar os rumos da novela. Uma das medidas foi antecipar a morte de Daniel, que aconteceu vários capítulos antes da hora.

Mas, antes de optar por adiantar o desastre, Carrasco teria cogitado eliminar Jonatas. De acordo com o portal Notícias da TV, o autor teria se apegado a Daniel e aprovado o trabalho de Johnny Massaro. Por isso, teria pensado em matar Jonatas e seguir com Daniel na história.

No entanto, isso acabou não acontecendo. O autor decidiu manter o plano inicial e eliminar Daniel. Mas, mesmo assim, Jonatas não escapou de uma profunda mudança de rota. O prometido protagonismo nunca veio.

[anuncio_3]

Prêmio de consolação

Agatha Moreira e Paulo Lessa em Terra e Paixão
Agatha Moreira e Paulo Lessa em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Após a morte de Daniel, Walcyr Carrasco preferiu investir pesado no romance entre Aline e Caio. O autor chegou a usar Graça para atrapalhar o casalzinho, mas a trama não vingou. Com isso, os mocinhos ficaram juntos praticamente a novela toda, sem um motivo forte para uma separação.

Como não usou Jonatas nem Graça para atrapalhar o romance principal, Carrasco acabou optando por unir os dois, como uma espécie de “prêmio de consolação”. Assim, o novo casal perdeu protagonismo e se tornou uma trama paralela dentro de Terra e Paixão.

O conflito final dos novos pombinhos se deu depois que Jonatas perdeu o movimento das pernas após salvar Aline de um atentado. Superado o desafio de reaprender a viver, agora Jonatas e Graça rumam ao esperado final feliz. Bem longe de Aline e Caio…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor