CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja se você consegue lembrar de pelo menos três grandes vilões das novelas de Gloria Perez. Conseguiu? Pois é, e esse problema também está em Travessia. Na trama das nove da Globo, ainda não se sabe se personagens como Chiara (foto abaixo), interpretada por Jade Picon, Ari (Chay Suede), Cidália (Cássia Kis) e Núbia (Drica Moraes) são – ou serão – os malvados do momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na certa, o leitor conseguiu recordar das mocinhas Jade, de O Clone (2001), Sol, de América (2006), Maya, de Caminho das Índias (2009), Jeiza e Ritinha, de A Força do Querer (2017), e até mesmo de Morena, da problemática Salve Jorge (2012). Mas esquentou a cabeça e não conseguiu recordar nenhum grande nome malvado das tramas da autora, que acaba não se destacando quando o assunto é vilania.
Vilãs que não funcionam
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Não vale dizer Bibi Perigosa (foto acima), de A Força do Querer, uma vez que a personagem tinha ares de mocinha justiceira. Ela foi levada pela paixão que sentia pelo marido e se enveredou pelo mundo do crime sem perceber claramente o que estava fazendo.
Também poderíamos citar a risível Lívia Marine, que mais fazia rir do que assustar em Salve Jorge. Aquela, que era para ser a principal vilã da novela, era totalmente mal escrita e se tornou caricata. A malvada andava por aí portando uma temida seringa pronta a injetar veneno em suas vítimas. O texto não ajudava e a atuação de Cláudia Raia acabou indo ladeira abaixo.
Em Caminho das Índias, o máximo que se chegou a se ter de antagonista foi a estranha Yvone (Letícia Sabatella). Gloria tentava de todo o jeito colocar a vilã na boca de seus personagens, que repetiam diversas vezes que ela era uma psicopata, mas parava por aí.
A personagem era totalmente apática e se quer se envolvia com o núcleo principal. A função de atazanar a mocinha acabou recaindo, muito de longe, nas mãos de Surya (Cleo).
Em A Força do Querer, Irene (Débora Falabella) não sabia se era vilã, se era amante injustiçada, se era bipolar ou sei lá o quê. Também não rendeu.
Afinal, quem é o vilão de Travessia?
E em Travessia, quem é o grande personagem do mal dessa novela, alguém sabe responder?
Seria Ari, que deixou a noiva sem nada para ficar com a ricaça e ter toda a boa vida e o poder que ela e seu pai o podem dar?
Seria a própria Chiara, que tirou o homem da mocinha sabendo que ela existia – e ainda tinha um filho com ele – e acabou virando rival de Brisa (Lucy Alves)?
Também poderia ser Moretti (Rodrigo Lombardi), que traiu o amigo e sócio Guerra (Humberto Martins) e tomou a sua namorada, Débora (Grazi Massafera), mas que depois não serviu para muita coisa no enredo na novela.
Cidália sabe de tudo e de todos e orquestra todos os passos da construtora de Guerra. Ela está sempre atenta para que tudo saia como ela e o seu chefe querem, além de almejar a presidência do grupo. Seria a personagem de maior potencial para realizar algumas vilanias. Ou não?
Talita Queiroz é misteriosa e poderia guardar algum segredo de vingança que será colocada em prática contra o patrão em breve.
Carta na manga ou mais uma novela sem vilão
Nenhuma dessas perguntas têm respostas até agora. Não passam todas de suposições.
Ou Gloria Perez tem um bocado de cartas nas mangas para movimentar Travessia nos próximos capítulos ou a sua nova história irá mais uma vez padecer da falta de um grande vilão que atormente a mocinha e faça a novela se movimentar. Bom, essa segunda hipótese é a esperada, afinal, já vimos esse filme antes, ou melhor, essa novela.