Travessia, nova novela das nove da Globo, marca a volta de Drica Moraes ao horário nobre da emissora, de onde está afastada desde Império (2014). Trata-se de mais um trabalho da atriz, que foi curada da leucemia após uma intensa batalha pela vida.

Na trama de Gloria Perez, Drica vive Núbia, uma megera que atormentará a mocinha, Brisa (Lucy Alves). Núbia é a mãe de Ari (Chay Suede), o marido da protagonista, e tem uma relação quase obsessiva por ele, daí seu ódio à nora.

Este é o retorno de Drica Moraes à faixa das nove da Globo após se ver obrigada a abandonar a novela Império. Ela vivia Cora, grande vilã da trama de Aguinaldo Silva, mas precisou se afastar da produção em razão de problemas de saúde. Com isso, Drica foi substituída por Marjorie Estiano, que interpretou Cora na primeira fase do folhetim.

Luta pela vida

Atriz de grande trajetória na telinha, Drica Moraes passou por um grave problema de saúde. Em fevereiro de 2010, a artista foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda, o que a levou a se afastar do trabalho.

Drica, então, se submeteu a várias sessões de quimioterapia, enquanto buscava um doador de medula. Felizmente, a atriz encontrou um doador compatível, por meio do banco de doadores de medula, e realizou o transplante, que se revelou bem-sucedido.

Drica Moraes

Numa entrevista ao Conversa com Bial, em outubro de 2020, Drica Moraes revelou que só foi legalmente autorizada a conhecer seu doador de medula cinco anos após o procedimento. O depoimento da atriz emocionou o apresentador Pedro Bial. Ao telefone, Drica Moraes falou com o doador.

“Eu disse ‘Oi’. Ele disse ‘oi fia’. Não tinha roteirista para escrever esse diálogo, eu não sabia o que dizer, o que você ia falar para uma pessoa dessas? Ele falou “você tá bem, fia?’ Eu disse ‘eu tô bem, você salvou minha vida”, narrou a atriz.

Na mesma entrevista, ela revelou que o doador se chama Adílson e vive em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Drica contou que foi até a cidade conhecê-lo e passou um final de semana ao lado de sua família. Segundo Drica, o homem se cadastrou como doador de medula por acaso, e que este ato salvou sua vida.

Volta ao trabalho

Após vencer a batalha contra o câncer, Drica Moraes voltou à TV numa participação em Ti Ti Ti (2011). Depois, esteve também em Dercy de Verdade (2012), Guerra dos Sexos (2012) e Doce de Mãe (2014).

Na sequência, esteve em Império, mas precisou se afastar por problemas de saúde.Na época, especulou-se que o câncer da atriz havia voltado, o que, felizmente, não se confirmou.

A volta por cima da atriz se deu em Verdades Secretas (2015), trama na qual foi escalada às pressas para viver Carolina, a mãe da protagonista Angel (Camila Queiroz). A personagem, inicialmente, seria de Deborah Secco, que chegou a gravar as primeiras cenas. Mas a gravidez da atriz a impediu de seguir no trabalho, e Drica assumiu o papel. A sofrida Carolina rendeu elogios do público e da crítica.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor