Luto: ator português não conseguiu finalizar novela problemática da Globo

Whatsapp

José Manoel, o Murruga (Nuno Lopes), é um português que chegou ao Brasil criança. Fechado e sisudo, não se dá bem com seus colegas de pensão. Este tipo, porém, caiu nas graças do público de Esperança (2002) em meio à paixão por Nina (Maria Fernanda Cândido). O núcleo dos dois cresceu. Mas, lamentavelmente, Luís de Lima, que viveu o simpático Antônio, pai de Murruga, infelizmente não conseguiu chegar ao final da trama…

Esperança

Natural de Portugal, Luís de Lima desembarcou no Brasil em 1955 e, no ano seguinte, mostrou ao público brasileiro todo o seu talento, atuando no Teatro Rio, da TV Rio. No final da década, foi contratado pela TV Tupi, trabalhando nos programas Entreato e Grande Teatro Tupi.

Com a vasta experiência que adquiriu nos palcos de Portugal e da França, Luís trouxe ao teatro brasileiro seu talento não apenas como ator, mas também como diretor, autor, produtor e professor de interpretação, trabalhando em mais de 100 peças. Ele também lecionou na Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dos palcos para os estúdios

Luis de Lima

Na Globo, o ator esteve presente no humorístico Chico City (1980), na série Caso Verdade (1982), nas novelas Bravo! (1975) e Irmãos Coragem (1995) e na minissérie Os Maias (2001), em que também foi professor de expressões em português e consultor de linguística e pronúncia.

Na TV Manchete, Luís fez parte do elenco de Marquesa de Santos (1984), Corpo Santo (1987), Carmem (1987), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990) e O Guarani (1991).

Em 2002, quando trabalhava no folhetim assinado por Benedito Ruy Barbosa e Walcyr Carrasco, Luís de Lima passou por uma cirurgia para remover um aneurisma da artéria aorta abdominal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afastamento de Esperança

Luiz de Lima

A operação foi um sucesso, mas acabou gerando um problema no sistema cardiovascular e. por fim, uma infecção pulmonar. Depois de 20 dias internado, Luís recebeu alta e voltou para a casa, com a missão de retomar o trabalho em Esperança.

O ator acabou passando mal de novo, encaminhado à internação e, por consequência, afastado de vez das gravações da novela.

Luís de Lima faleceu no dia 27 de agosto de 2002, aos 77 anos, vítima de um edema pulmonar. Além de deixar sua esposa e filho, o artista deixou todo um elenco triste com sua partida.

Whatsapp


Leia também