Ator de importantes novelas da Globo, Roberto Bonfim enfrentou alguns problemas de saúde nos últimos anos. Antes de fazer uma cirurgia bariátrica, o artista lutou contra o excesso de peso e chegou a usar cadeira de rodas por isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Roberto Bonfim de Andrade nasceu em 12 de março de 1945, no Rio de Janeiro (RJ). O ator estreou na televisão em 1971, na novela Bandeira 2, da Globo. Depois, esteve em tramas como Selva de Pedra, O Semideus, Fogo sobre Terra, Gabriela, O Feijão e o Sonho, Maria, Maria e Pecado Rasgado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seu primeiro papel de grande destaque foi o de Tobias na primeira versão de Cabocla (1979). Depois esteve em Chega Mais, Lampião e Maria Bonita, Paraíso, quando viveu Terêncio, Champagne, Partido Alto e Cambalacho, interpretando Wanderley.
Vários destaque em novelas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Após uma passagem pela Manchete, onde fez Helena e Carmem, voltou para a Globo em Vida Nova. Se destacou em 1989, ao viver Amintas em Tieta.
Nos anos 1990, esteve em Amazônia, Renascer, Tocaia Grande, Hilda Furacão, Pecado Capital e Terra Nostra. Nos anos 2000, participou de tramas como Uga Uga, O Clone, Celebridade, América, Desejo Proibido e Três Irmãs.
Em Império, ele viveu Antoninho, presidente da escola de samba Unidos de Santa Teresa. Depois disso, ainda participou de Babilônia e Segundo Sol. Recentemente, ele pôde ser visto em Gênesis, da Record, no papel de Teruel, e em Nos Tempos do Imperador, da Globo, na pele do Coronel Ambrósio Rocha.
“Me sinto privilegiado, porque faço o que gosto. Se você faz o que gosta, ganha dinheiro com prazer, não é trabalho. Isso é um privilégio extraordinário”, declarou ao site Gshow em 2018, quando comemorava 50 anos de carreira.
Ele estaria na novela Reis, da Record, mas não foi liberado pelos médicos por conta de um enfisema pulmonar e acabou deixando o elenco. O substituto foi José Rubens Chachá.
Cirurgia e perda de peso
Nos últimos tempos, o ator, que atualmente está com 77 anos, tem enfrentado alguns problemas de saúde. Em 2016, um ano após o final de Império, Bonfim passou por duas cirurgias bariátricas, perdendo 50 quilos.
Antes disso, ele chegou a usar cadeira de rodas por causa do excesso de peso. O artista também fez procedimentos no quadril e na bacia, por conta de artrose, se recuperando posteriormente, escapando de ter que usar o equipamento pelo resto da vida.
Bonfim foi casado com a figurinista Marília Carneiro entre 1969 e 1977, com quem tem uma filha, Ana. Também tem uma filha adotiva, Maria Lúcia. Ele ainda namorou as atrizes Betty Faria, Joana Fomm, Renata Sorrah e Solange Couto, entre outras.