Lutando contra a Aids, musa da Globo não completou sua última novela
23/06/2024 às 10h16
Atriz de destaque nos anos 80, Cláudia Magno infelizmente nos deixou precocemente, há 30 anos. Ela não conseguiu completar sua última novela, Sonho Meu, que estreou em setembro de 1993 e ficou no ar até maio de 1994.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nascida em 10 de fevereiro de 1958, em Itaperuna (RJ), ela despontou para o sucesso em 1982, quando participou do filme Menino do Rio. Em seguida, já ingressou no elenco da Globo, participando da novela Final Feliz (1982). Em seguida, esteve em Champagne (1983).
Após uma passagem pela Manchete, onde fez Viver a Vida (1984) e Tudo em Cima (1985), a atriz voltou para a Globo, integrando o elenco de Um Sonho a Mais (1985), Roda de Fogo (1986), como Vera, Fera Radical (1988), como Vicky, Bebê a Bordo (1989) e Tieta (1989), como a sedutora Silvana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não terminou sua última novela
Na década de 90, foram poucas novelas: Meu Bem, Meu Mal (1990), O Dono do Mundo (1991), Felicidade (1992) e Sonho Meu (1993). Na trama de Marcílio Moraes, que foi recentemente exibida pelo canal Viva, ela interpretava Josefina, enfermeira da clínica de Fontana (Flávio Galvão) e que se envolve com o violento Geraldo (José de Abreu).
No entanto, ela não chegou a completar Sonho Meu, seu último trabalho. Vivendo o vírus HIV, ela se afastou do elenco da novela quando seu estado de saúde piorou. Além disso, a artista ensaiava um musical com Jonas Bloch.
LEIA TAMBÉM:
● Fila definida: quais serão as próximas novelas que a Globo vai exibir
● Juiz proibiu atriz de Garota do Momento de entrar em cena: “Assisti chorando”
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
No dia 7 de dezembro de 1993, Cláudia foi internada na Clínica São Vicente com sintomas de pneumonia dupla, que evoluiu para um quadro de infecção respiratória e posterior infecção generalizada.
O que aconteceu com Cláudia Magno?
Cláudia morreu no dia 5 de janeiro de 1994, aos 35 anos. Ela foi sepultada no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Inicialmente, a família negou que a atriz tivesse AIDS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não é verdade. Cláudia morreu em consequência de uma pneumonia tardiamente diagnosticada”, explicou o irmão dela, Ricardo Magno, ao Jornal do Brasil de 6 de janeiro de 1994.
“Estou em harmonia comigo mesma”
Na mesma reportagem, ele explicou que a atriz sentiu os primeiros sintomas em novembro, quando gravava a novela.
“Na época, ela estava trabalhando muito e pensou que fosse consequência da debilitação física. Cláudia sempre se preocupou com o corpo, malhava muito. Três semanas depois, os sintomas se agravaram e recorremos a um pneumologista, que constatou a pneumonia dupla e aconselhou a internação imediata”, completou.
Pouco antes do agravamento de seu estado de saúde, a atriz contou ao jornal O Globo de 10 de outubro de 1993 que se considerava mais madura e feliz.
“Estou em harmonia comigo mesma. Com certeza, sou mais feliz agora do que há cinco anos. Sinto-me mais jovem e disposta”, garantiu.
Ela também comemorou o fato de que faria Sonho Meu do começo ao fim, após duas breves participações em O Dono do Mundo e Felicidade. Mas, infelizmente, isso não se concretizou.