A Record está anunciando, nos intervalos de seus programas, a volta da novela Jesus (2018) – a partir de dezembro, na vaga de Reis. Assim como o SBT, que reprisa suas tramas infantis no horário nobre há tempos, sem pausas, a emissora não para de reapresentar seus folhetins bíblicos.

Jesus - Dudu Azevedo

Jesus entra em sua quarta exibição, apenas quatro anos após a transmissão original. A última reprise, de forma compacta, ocorreu meses atrás.

Todo santo ano…

Jesus - Dudu Azevedo

Novela de Paula Richard, Jesus foi lançada em 24 de julho de 2018 com a missão de turbinar os índices abalados por Apocalipse (2017). A exibição se estendeu até 22 de abril de 2019, somando 193 capítulos.

A primeira reapresentação se deu em abril do ano seguinte, cobrindo a vaga de outro repeteco, o de O Rico e Lázaro (2017). Entre 28 de março e 16 de maio deste ano, Jesus voltou a marcar presença na grade da Record, dentro da faixa A Bíblia.

A quantidade de reprises chama atenção, já que a análise dos índices de audiência mostra que, além de não ter feito sucesso em sua transmissão original, Jesus não arrebatou o público em reapresentações anteriores…

Índices modestos

Jesus - Mayana Moura

Em 2018, Jesus rendeu 9,9 pontos para a Record. A média final foi superior à da antecessora Apocalipse, que registrou 8.

A trama, porém, passou longe dos 16,3 da primeira temporada de Os Dez Mandamentos (2015), dos 15,6 da segunda (2016) e dos 14,5 de A Terra Prometida (2016) – O Rico e Lázaro marcou 10,1. A produção bíblica ainda sofreu com a concorrência de As Aventuras de Poliana, do SBT, vice-líder com folga.

A primeira reprise de Jesus garantiu 6,4 pontos. A segunda fechou com 6,5.

Sucesso no exterior

Jesus - Maurício Mattar

No exterior, Jesus tornou-se fenômeno! Exibida na Argentina em horário nobre, pela Telefe, a trama obrigou a principal concorrente a alterar a programação.

Os dois dígitos da produção fizeram com que o canal El Trece sacrificasse o seu principal reality show, colocando o programa para bater de frente com a novela. De nada adiantou…

Animada com o sucesso, a Telefe adquiriu Gênesis (2021), outro título da Record. Contudo, a audiência se esvaiu e a emissora acabou deslocando a trama para a faixa vespertina.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor