Insatisfeito com os índices de audiência da enésima reprise de Chiquititas (2013), o SBT estava editando a novela infantil desde o final de 2023 a fim de encerrá-la em tempo de estrear a sua nova grade de programação, que acontece em março.

A atriz Lucero em Carinha de Anjo
A atriz Lucero em Carinha de Anjo (divulgação/SBT)

Conforme já noticiado pelo TV História, o bloco Novelas da Tarde será reposicionado na programação e passará entrar no ar no início do período vespertino, e não mais no anoitecer, como acontece até o presente momento.

Com isso, havia a expectativa de que as tramas mexicanas, maiores audiências da emissora atualmente, ocupassem os horários entre 13h30 e 16h30. Contudo, parece que plano da emissora não é bem esse.

[anuncio_1]

Qual novela será a substituta de Chiquititas no SBT?

 

Sem ninguém entender nada, a rede de Silvio Santos definiu que Chiquititas dará lugar a outra novela infantil nacional. Carinha de Anjo, produzida em 2016 e já reprisada anteriormente em 2021, foi a escolhida para assumir a faixa da hora do almoço a partir de março de 2024.

De acordo com a emissora, Carinha de Anjo volta ao ar em 4 de março, às 13h30. Com o repeteco, o horário da reprise passa a ser nacional – Chiquititas era exibida em apenas algumas praças. O canal informou que a reprise começa loca, entre 4 e 15 de março, mas a partir do dia 18, com as mudanças na grade, a novela passa a ser transmitida para todo o Brasil. Inicialmente, a estreia nacional se dará com uma edição alternativa para alinhar os capítulos.

Vale dizer que a novela protagonizada por Lorena Queiroz, e que conta ainda com participação especial da estrela mexicana Lucero, já havia substituído Chiquititas em sua primeira reexibição no horário das 20h30, durante o período crítico da pandemia da Covid-19.

O SBT ainda não confirma como ficarão as novelas mexicanas na nova configuração da grade. Mas, ao que tudo indica, elas serão reduzidas a apenas duas faixas: uma às 14h20, na qual atualmente vai ao ar a reprise de Teresa, e outra em seguida, às 15h30.

[anuncio_2]

Cúmplices de um… desgaste

As Aventuras de Poliana
Sophia Valverde e Dalton Vigh em As Aventuras de Poliana (divulgação/SBT)

Pode-se dizer que a volta do folhetim de Dulce Maria e companhia bela pegou bastante mal no SBT. Isso porque o canal prometeu uma virada de chave na programação de 2024, mas abriu o ano investindo em dois repetecos infantis extremamente batidos.

Além de Carinha de Anjo, As Aventuras de Poliana, exibida entre 2018 e 2020,  retornou no fim de janeiro para ocupar a vaga da também desgastada Cúmplices de um Regaste (2015).

Vale dizer que, juntos, os dois títulos somam mais de mil capítulos. ‘Carinha’, possui 403, enquanto que ‘Poliana’ soma 563. Ou seja, em edição normal, nenhuma das duas terminariam antes de 2026.

[anuncio_3]

Fim das novelas mexicanas no SBT?

Minha Fortuna é te Amar
Minha Fortuna é te Amar

Com a entrada do Tá na Hora, atração que será comandada por Christina Rocha e Marcão do Povo no horário atual das novelas mexicanas, e com a manutenção do combalido Fofocalizando, os dramas made in México perderão espaço no SBT.

Estima-se que o novo jornalístico será exibido entre 17h30 e 19h45, com a atração de fofocas entregando para ele, ou seja, os enredos de sucesso da Televisa contariam somente com dois horários destinados a elas a partir de março, entre 14h30 e 16h30.

Vale destacar que a atual faixa de tramas inéditas responde pela maior audiência diária da emissora. Posicionada às 19 horas, Minha Fortuna é Te Amar entrega índices que variam entre 4 e 5 pontos de média, resultado que nem a superprodução nacional A Infância de Romeu e Julieta é capaz de entregar.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor