Consagrado no teatro, cinema e televisão, Otávio Augusto está atualmente com 78 anos e foi visto caminhando pelo Rio de Janeiro usando uma bengala.

Otávio Augusto
Otávio Augusto – Dan Delmiro / AgNews

O veterano foi diagnosticado com hidrocefalia em 2018, quando estava escalado para viver Dodô na novela Segundo Sol. O personagem ficou com José de Abreu. Recentemente, ele fez uma participação especial no início de Vai na Fé, como Aurélio.

Antes disso, o artista esteve no ar na novela Salve-se Quem Puder (2020), vivendo o personagem Ignácio. Mas, por conta da pandemia da Covid-19, a trama teve as gravações interrompidas.

Quando os trabalhos foram retomados, Otávio Augusto gravou sua participação de casa, por ser considerado do grupo de risco. Ele interagia com os demais personagens por meio de um tablet.

Clássicos no currículo

Vamp

Otávio Augusto nasceu no dia 30 de janeiro de 1945, na cidade de São Manuel, localizada no interior de São Paulo. De lá para cá, Otávio se consagrou como um grande ator, comediante e diretor teatral.

Fez sua estreia na televisão em 1965, na novela Turbilhão, exibida pela Record. Desde então, esteve em novelas da TV Excelsior, TV Tupi e TV Bandeirantes, ate chegar à Globo. Na emissora carioca, estreou na novela Os Ossos do Barão (1973).

Otávio Augusto

Depois, o ator participou de grandes clássicos da teledramaturgia brasileira como Baila Comigo (1981), Tieta (1989), Vamp (1991), A Próxima Vítima (1995) e Força de um Desejo (1999), atualmente em reexibição no Viva.

Coleciona também participações em A Grande Família, além de ter sido presidente do SATED – RJ (Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro) entre 1975 a 1978, e 1975 a 1978.

Por onde anda Otávio Augusto?

Logo depois de sua participação em Salve-se Quem Puder, Otávio Augusto pôde ser visto em outros trabalhos. O ator participou do filme Eduardo e Mônica (2022), que está disponível no Globoplay. Ele também participou do espetáculo A Tropa.

Recentemente, Otávio Augusto ganhou uma exposição sobre sua carreira na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no Rio de Janeiro. A mostra “Otávio Augusto – Um ator em estado de graça” reuniu fotos raras e inéditas da carreira do ator. Com organização de Daniel Marano, ator e pesquisador que contracena com Otávio Augusto na peça, a mostra aconteceu paralelamente ao espetáculo.

Para completar, ele fez a já citada participação especial no início de Vai na Fé. Ben (Samuel de Assis) convidou a família da vítima de um acidente para morar em sua casa por alguns dias, deixando Lumiar (Carolina Dieckmann) de cabelo em pé. Entre eles, estava Aurélio, personagem do veterano ator.

Compartilhar.