Moacyr Franco é um verdadeiro showman da televisão brasileira, tendo atuado como cantor, ator, humorista, compositor e apresentador. Ele foi o responsável por grandes clássicos da nossa TV e cinema. Com tanto talento correndo nas veias do artista, era mesmo inevitável que algum de seus filhos não seguisse os passos do pai.

Guto Franco, filho de Moacyr Franco
Antes e depois de Guto Franco

Guto Franco, filho de Moacyr, é uma prova viva de que o talento pode vir de berço. No entanto, ele deixou a televisão há algum tempo e, atualmente, se dedica somente ao seu canal do YouTube, onde aborda temas relacionados à religião.

Guto começou bem cedo na TV, já trabalhando em programas que o pai comandava na TV Rio, TV Tupi e TV Excelsior.

Guto Franco e Moacyr Franco

Na novela O Grito (1975), escrita por Jorge Andrade e exibida pela Globo, ele viveu Guilherme, filho de Gilberto (Walmor Chagas) e Lúcia (Isabel Ribeiro), apaixonado por sua namorada Estela (Lídia Brondi). Além disso, mostrou o seu talento como redator em Chico Anysio Show.

https://www.youtube.com/watch?v=bIP7pEBlu2M

Sucessos no SBT

Ô Coitado

No SBT, Guto foi responsável pelo roteiro e pela direção do humorístico Ô Coitado!, que contava com Gorete Milagres e Moacyr Franco no elenco. Com o sucesso da personagem Filó, a atriz ganhou um programa solo no horário nobre para evitar sua ida para a Globo.

A atração conquistou bons índices de audiência, porém o destaque mesmo foi a série de desentendimentos que houve nos bastidores.

“O programa foi criado de uma forma, e o que Gorete quer é outra coisa. Gorete tem tomado atitudes que não são compatíveis com uma profissional de TV”, desabafou Guto na época, em entrevista ao O Estado de S. Paulo.

Muito se falava que a atriz queria levar pessoas de confiança para a atração, desfigurando a ideia original. O ponto final foi uma discussão durante uma gravação, que culminou na saída de Guto e Moacyr.

A Praça é Nossa

Mas este não foi o único programa que ele dirigiu na emissora de Silvio Santos. Meu Cunhado, sitcom com Ronald Golias e Moacyr, inspirado em uma séria argentina, foi gravado no SBT entre 2000 e 2003, no entanto a atração só entrou no ar em 2004. Essa demora tornou ultrapassadas muitas das piadas veiculadas no programa.

Como ator, nos anos 1990 Guto interpretou Sonaldinho, sátira do jogador Ronaldo, que naqueles tempos estava no auge. Ele também deu vida a Dona Guajarina, uma senhora toda animada que sempre vinha da feira contar ‘causos’ para Carlos Alberto de Nóbrega. Uma cena clássica foi quando ela beijou na boca o cantor Agnaldo Rayol.

Volta à Globo e afastamento da TV

Guto Franco

Nos anos 2000, Guto deixou o SBT e seguiu para a Globo. Lá, tornou-se diretor do programa A Turma do Didi, estrelado por Renato Aragão. Mesmo sem se mostrar na tela, era possível ouvir a voz dele quando aparecia o quadro Armações e Mancadas. Guto costumava dar bronca em Renato quando ele aprontava com o elenco e com os convidados.

Hoje, aos 63 anos e afastado da TV, Guto Franco está no YouTube com um canal totalmente voltado para a religião. Com lives e vídeos, aborda sua crença em Jesus, profecias e estudos da Bíblia e canta músicas religiosas de sua autoria.

Então, este é o Guto de hoje, 100% voltado ao louvor em Jesus Cristo e longe dos programas de humor da nossa televisão.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor