Longe do Brasil, atriz que foi promessa da Globo luta contra esclerose

Ludmila Dayer

Ludmila Dayer, atriz com passagens pela Globo, usou as redes sociais em setembro para revelar que, aos 39 anos, é portadora de uma doença grave.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela disse que recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla, uma enfermidade que, segunda ela, foi causada pelo vírus EBV (Vírus Epstein–Bar).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autoimune, a doença atinge o sistema nervoso central e pode prejudicar a fala, a visão e os movimentos. Guta Stresser e Cláudia Rodrigues sofrem desse mal.

“Era um sintoma atrás do outro”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Em uma live, a atriz contou ter apresentado vários sintomas, o que a levou a procurar ajuda médica.

“Eu era uma pessoa que praticava muitos esportes, malhava, achava que tinha saúde e, de repente, meu corpo começou a ficar esquisito e a não funcionar direito. Era um sintoma atrás do outro e por isso eu fui procurar o médico”, relembrou.

“Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo. Ia de um cômodo para o outro e não lembrava o que tinha ido fazer”, completou Ludmila.

O diagnóstico e o choque

Dayer relatou ter procurado vários médicos para saber o que estava ocorrendo com o seu corpo. Ao receber o diagnóstico, ficou chocada:

“Fiquei indo ao médico por um ano e ninguém me falava nada, ninguém descobria o que eu tinha e comecei a ter pânico junto. No final do ano passado, depois de rezar muito e pedir a Deus uma orientação, descobri um médico aqui em Los Angeles que me diagnosticou com um negócio chamado EBV, que é um vírus da família da herpes. Depois que você fica doente a primeira vez, ele fica adormecido pelo resto da vida, só que em algumas pessoas esse vírus acorda, fica reativo e começa a causar vários distúrbios no corpo”.

“Meu mundo caiu porque é uma doença crônica. Falei: ‘Meu Deus, estou no auge do meu trabalho, projetos, começando a dirigir agora, o que vai acontecer com a minha vida?’. Foi uma loucura”, lamentou.

Ludmila Dayer mudou toda a sua rotina e principalmente sua alimentação, buscando ter uma vida mais saudável para que a doença não atrapalhe sua vida e sua carreira.

“Seis meses depois que comecei a fazer essa dieta, não tenho sintoma nenhum, estou vivendo hoje em dia sem sintomas”, concluiu a atriz, com alegria.

Revelação dos anos 1990

Promessa da Globo, Ludmila fez sua estreia na TV na primeira temporada de Malhação (1995), ainda garota. No ano seguinte, ela atuou na novela Xica da Silva, da Manchete, vivendo Isabel Gonçalo.

A volta ao plim-plim se deu como protagonista da fase 2000 de Malhação, como Joana. Ela brilhou ao lado de nomes como Fábio Azevedo (Marcelo), Fernanda Nobre (Bia) e Sérgio Hondjakoff (Cabeção).

Ludmila Dayer esteve em outras produções ao longo dos anos, como Senhora do Destino (2004) – na pele de Danielle –, Os Ricos Também Choram (2005, SBT) e Louco por Elas (2013), sendo esse, até o momento, seu último trabalho na TV.

Ela, que mora em Los Angeles, Estados Unidos, comanda a produtora Lupi Productions. Em 2021, ela anunciou que estava dirigindo um filme com produção da atriz Fernanda Souza, mas não deu detalhes sobre o longa.

Sair da versão mobile