Longe das novelas, musa da Globo terminou faculdade aos 58 anos

Reprodução / Redes Sociais

Reprodução / Redes Sociais

Muita gente ficou indignada quando estudantes de uma faculdade de Bauru (SP) fizeram piadas com uma colega de classe por ela ter mais de 40 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / Redes Sociais

O etarismo, preconceito devido à idade, é uma triste realidade e, independente do tempo de vida, o estudo é para todos. Inclusive, para uma grande atriz que se formou aos 58 anos…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Currículo com grandes novelas

Luciana Braga esteve presente em sucessos como Sinhá Moça (1986), Helena (1987), Tieta (1989), Meu Bem, Meu Mal (1990), Renascer (1993), Éramos Seis (1994), Esperança (2002), Poder Paralelo (2006), entre outras produções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sua última participação em uma novela foi no remake de Éramos Seis (foto acima), exibido pela Globo em 2019. Mas, além de atuar, ela também demonstra que tem talento para a música, já que está na peça Judy – O Arco-Íris é Aqui.

“A vida acontece o tempo todo”

Reprodução / Instagram

Mesmo com trabalhos no teatro e na televisão, Luciana passou a fazer faculdade e concluiu o curso de artes cênicas em 2019. Ao ver o preconceito que a estudante de Bauru sofreu pela idade, a atriz desabafou nas redes sociais.

“Entrei na faculdade aos 55 anos e me graduei aos 58 em Artes Cênicas. Aos 60, eu ando bem contente e iniciando muita coisa nova. A vida acontece o tempo todo, pra todo mundo que mantém o interesse por ela. Todos os que vivem, sem exceção, irão envelhecer. Eu pretendo não desperdiçar nem um minutinho”, escreveu.

Uma nova chance

Divulgação / SBT

Em entrevista à jornalista Heloisa Tolipan, em 16 de março deste ano, Luciana Braga (na foto acima, em As Pupilas do Senhor Reitor) afirmou que não se formou antes por conta dos trabalhos que fazia na TV e no teatro.

“Lá atrás, eu fiz o curso profissionalizante de atores, mas acabei nem concluindo, porque o mercado de trabalho já me levou. São 38 anos de carreira. Mas tive uma pausa, uma brecha há alguns anos. Acho que muito em função da idade mesmo, a gente começa a receber menos convites. Isso somado a duas filhas grandes, à morte do meu pai e minha separação, criou um campo imenso de liberdade na minha frente e pensei: o que eu vou fazer comigo? Era um momento de muitas possibilidades e decidi estudar”, contou.

“Precisamos parar com essa bobagem que tem hora certa para fazer algo na vida. Ela está aí para ser vivida, o que existe é a hora do desejo, da possibilidade”, continuou.

Buscando inspiração em uma estrela de Hollywood

Com o diploma na mão, Luciana faz sucesso encarnando uma grande estrela do cinema e da música das décadas de 1930 a 1950. Em Judy – O Arco-Íris é Aqui, que conta a história de Judy Garland, a atriz tem a oportunidade de mostrar ao público o seu lado musical.

“Tomei coragem de fazer algo que nunca tinha feito antes, aos 60 anos. Estou sozinha em um palco contando essa história fascinante e cantando. A Judy Garland caia, se reerguia, nunca desistiu. Me ensina muito. Uma vida vivida para valer, com muitos atropelos, abusos, inclusive por parte da família dela, das pessoas que parasitavam aquele talento extremo que tinha, mas ela encarou tudo até o final”, relatou.

Luciana Braga vive um de seus melhores momentos e não se importa com a opinião dos outros, ela segue atuando.

“Hoje estou preocupada em viver minha vida plenamente. Com isso, não quero dizer que seja fácil viver. É super complexo, mas também é muito belo. E é isso que me motiva a ficar pronta diariamente pelo o que está por vir. Foi difícil chegar aqui e dizer que estou amarradona envelhecendo, passei por muitas coisas antes, boas e ruins. O teatro nos ensina isso, a disponibilidade para o jogo, é um salto no escuro, sem rede”, afirmou.

Sair da versão mobile