Atualmente com 50 anos, Rita Guedes nasceu em Catanduva, no interior de São Paulo. Ela, que acumula bons trabalhos na TV, sofreu um acidente anos atrás que quase a deixou tetraplégica. Após o episódio, Rita retomou as atividades através de uma série de sucesso do Globoplay.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Guedes estudava teatro desde os 14 anos. Após completar 17, mudou-se para Campinas, interessada em investir na carreira. Pelo mesmo motivo seguiu para São Paulo onde, aos 19 anos, foi aprovada em um teste para Despedida de Solteiro (1992). A Bianca da trama de Walther Negrão fez a carreira da atriz decolar!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Destaque em novelas
Rita Guedes soma mais de 10 novelas, três longas-metragens, sete curtas e 10 peças de teatro, além de participações em séries, humorísticos e clipes musicais. Dona de um corpo escultural, ela ficou conhecida por personagens sensuais, como a Paula de Irmãos Coragem (1995).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Ela também esteve em Olho no Olho (1993), Quem é Você? (1996), Uga-Uga (2000) e Alma Gêmea (2005), clássico de Walcyr Carrasco com direção de Jorge Fernando, atualmente em reprise no Canal Viva. Na trama exibida originalmente às 18h, Rita viveu Kátia, a “anja”.
A belíssima secretária do clube conquistou o coração de vários personagens – especialmente o de Crispim (Emílio Orciollo Neto), que lhe deu o apelido angelical. Filha do bondoso médium Elias (Umberto Magnani), e mãe solo de Rita (Caroline Smith), Kátia fazia de tudo para se virar.
Ela, que flertava com o chefe Rodriguez (Carlos Gregório) e com o garçom Gumercindo (Kayky Brito) em nome da boa vida que queria levar, acaba se redimindo: além de voltar suas atenções para a filha – criado pelo avô para não gerar burburinho sobre o fato de ser mãe solteira –, Kátia casa com Crispim e tem outro bebê.
O preço da fama
Nesta época, Rita Guedes foi capa da revista Playboy. Entre as gravações de Alma Gêmea, o lançamento da publicação e outros trabalhos, a atriz adoeceu. Rita chegou ao limite e desenvolveu Síndrome do Pânico. Ela buscou tratamento e relacionou sua cura à conexão com o interior, através da ioga, dos cuidados com a saúde e das pausas para descanso.
Rita revelou que sua sustentação foi o livro O Segredo, que mostrou o caminho a seguir. Ela é tão grata ao livro que se tornou embaixadora oficial da obra, no Brasil.
Solteira e sem filhos, Guedes é totalmente independente. Ela afirmou em entrevistas que seu estilo de vida é muito criticado, pois, mesmo nos tempos modernos, a cobrança sobre a mulher para constituir família ainda é grande. A atriz não sucumbe à pressão. Faz as coisas do seu jeito e aceita o que lhe faz bem. Adepta de um estilo de vida saudável, Rita mantém a prática de exercícios e a alimentação saudável.
Esta rotina a ajudou na recuperação, após testar positivo para Covid-19, em 2021. A artista se recuperou bem e não teve sequelas.
Por onde anda Rita Guedes, a Kátia de Alma Gêmea?
Em depoimento ao canal de Júnior Coimbra no YouTube, Rita Guedes relembrou um grave acidente que sofreu em 2019 e quase a deixou tetraplégica. Uma van em alta velocidade bateu em seu carro, no momento em que ela estava estacionando.
“Foi uma bobagem em que eu quase perdi a minha vida. Eu fui estacionar o meu carro, veio uma van voando e ela bateu do meu lado. Eu tive traumatismo craniano, hemorragia craniana e estreitamento da C3 e da C7, que encostou na medula. Então, assim, eu quase fiquei tetraplégica. Até hoje eu me trato. Faço fisioterapia há dois anos, faço RPG. Não posso ficar sem fazer porque eu sinto dores horríveis”, revelou.
“Isso mudou muita coisa na minha vida também, porque naquelas 48 horas que eu fiquei na UTI, cheia de aparelho, esperando para saber: o cérebro reagir de uma maneira positiva, negativa ou eu morrer. Eram três opções. Então, naquele momento, para mim, passou um filme na minha cabeça. De tudo: da minha vida, do que eu tinha construído até hoje, do que é realmente importante para mim, do que eu quero, das pessoas que estão à minha volta…”, completou.
“O Paulo Niemeyer, que cuidou de mim, disse que eu tinha que ficar um mês sem andar muito porque o meu cérebro tinha chacoalhado muito. Eu lembro que eu dormia sentada, porque tinha medo de morrer. Foi uma viagem assim. Ao mesmo tempo, eu comecei a sentir uma coisa diferente. Eu tive uma transformação”, salientou Rita, hoje plenamente recuperada.
Após ter visto a morte tão de perto, Rita Guedes promoveu uma celebração em grande estilo, em Angra dos Reis (RJ). Numa festa luxuosa, recebeu inúmeros amigos famosos para celebrar a nova idade.
No trabalho, Arcanjo Renegado, série do Globoplay, é o título mais recente de sua vitoriosa trajetória.