Longe da TV, estrela foi achada sem vida logo após voltar à Globo

Whatsapp

Uma das pioneiras da nossa televisão, Heloísa Helena de Almeida Lima, conhecida apenas como Heloísa Helena, nasceu em 28 de outubro de 1917, no Rio de Janeiro. Filha única de um advogado e de uma dona de casa, ela começou a demonstrar o talento para as artes ainda na juventude.

Heloísa Helena

Depois, Heloísa migrou para a rádio, como cantora. A artista também passou por cassinos, o que rendeu o convite da embaixada dos Estados Unidos para uma temporada por lá. De volta ao Brasil, ela foi trabalhar na recém-inaugurada Tupi de São Paulo, onde atuou em teleteatros e apresentou programas de variedades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parceria com Janete Clair

Heloisa Helena

Leia mais

Após um período no Recife, Heloísa Helena voltou ao Rio, entrando para o elenco da Globo. A estreia na casa se deu às 22h, com Verão Vermelho (1969) e Assim na Terra como no Céu (1970), assinadas por Dias Gomes. Foi com Janete Clair, a esposa de Dias, que a atriz estabeleceu sua mais longeva parceria na TV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de Selva de Pedra (1972), onde viveu a divertida Fanny – a personagem mais querida pela artista –, a dobradinha incluiu O Semideus (1973), Bravo! (1975), Pecado Capital (1975), Duas Vidas (1976), O Astro (1977), Coração Alado (1980), Sétimo Sentido (1982) e Eu Prometo (1983), último trabalho da novelista.

Selva de Pedra

Heloísa Helena acumulou participações em tramas de outros autores, como Vicente Sesso, Lauro César Muniz, Manoel Carlos e Bráulio Pedroso. O último folhetim no qual atuou foi Araponga (1990), exibido às 21h30 – como resposta da Globo ao crescimento de audiência registrado por Pantanal, na Manchete.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afastamento e morte

Heloisa Helena

Em 1994, enquanto visitava a filha nos Estados Unidos, Heloísa fraturou a pélvis. Ela se ausentou do vídeo por cinco anos, diante da impossibilidade de trabalhar. Sua última aparição na TV se deu na segunda temporada da série Mulher, em 1999.

A atriz morreu pouco depois disso, em 19 de junho de 1999, aos 81 anos, vítima de um infarto. Ela foi encontrada já sem vida na sala de seu apartamento em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, pelas filhas Nadja e Laila.

Whatsapp


Leia também