No remake de Renascer, o ator Breno da Matta vive o pastor Lívio. O religioso chega à região onde se passa a história e surpreende os habitantes com suas ideias progressistas, o que gera uma série de situações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na primeira versão da trama, Lívio não era um pastor, e sim um padre, interpretado pelo ator Jackson Costa. O personagem fez bastante sucesso na época e marcou a carreira do artista, que fez outros trabalhos em novelas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas o ator também passou por dificuldades e até ameaçou desistir da profissão, mas acabou dando a volta por cima.
Quem viveu Lívio na primeira versão de Renascer?
Natural de Itabuna, na Bahia, Jackson Costa começou sua carreira no teatro em sua cidade. Em 1992, ele estreou na Globo em Pedra Sobre Pedra e, no ano seguinte, foi escalado para viver o padre Lívio de Renascer.
O personagem fez muito sucesso em razão de um dilema. Lívio se apaixona por Joaninha (Tereza Seiblitz), que fica viúva após a morte do marido, Tião Galinha (Osmar Prado). O casal ganhou a simpatia do público na época.
Após Renascer, Jackson Costa atuou em Tocaia Grande (1996), na Manchete, e Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998), na Globo. Depois disso, os convites para a TV ficaram mais escassos e o ator decidiu voltar para a Bahia.
[anuncio_2]
Perrengue
Vivendo em Salvador com a esposa e os filhos, Jackson Costa passou a declamar poemas nas praças da capital baiana. Ele também fazia bicos como apresentador de eventos e precisava da ajuda financeira da mãe para fechar as contas, como ele mesmo contou em entrevista.
Nessa época, Jackson Costa estava desiludido com a profissão de ator e pensava em mudar radicalmente de vida.
“Tenho pensado em deixar de ser ator”, disse. “Fiz uma opção de vida, quebrei a cara e as portas se fecharam para mim”, contou em entrevista à revista Istoé Gente, em dezembro de 1999.
Jackson contou ainda que o fato de viver na Bahia dificultava seu retorno à telinha.
“Na rua, as pessoas cobram isso. Sofro porque parece que sou um derrotado. Quando lembram que moro na Bahia, não concretizam a proposta”, explicou ele, que seguiu se dedicando ao teatro em seu estado natal.
Volta à TV
Após Dona Flor e Seus Dois Maridos, Jackson Costa atuou apenas em um episódio de Carga Pesada (2003). Até que, em 2005, o ator encontrou o diretor Luiz Fernando Carvalho, que o dirigiu em Renascer, durante uma apresentação de seu grupo de teatro em São Paulo. O reencontro rendeu um convite para a minissérie A Pedra do Reino (2007).
“Foi uma alegria. A comunicação era tanta que parecia até que a gente não se via há poucos dias. Ele disse que estava mesmo para me ligar. E veio este convite para interpretar Clemente, professor de Quaderna”, disse o ator em entrevista ao O Globo, em outubro de 2006.
Depois de A Pedra no Reino, Jackson Costa apareceu em outros trabalhos na TV. Ele atuou em Duas Caras (2007), Paraíso (2009), Dalva e Herivelto (2010), Na Forma da Lei (2010), Gabriela (2012), Amor à Vida (2013), Verdades Secretas (2015) e Segundo Sol (2018).
Paralelamente, ele apresentou um programa na TV Bahia e atuou também no cinema.
Por onde anda Jackson Costa, o padre Lívio de Renascer?
Mas, se passou por dificuldades, Jackson Costa deu a volta por cima. O profissional continua trabalhando como ator no teatro, no cinema e na TV.
Seu mais recente trabalho no audiovisual foi na série Cangaço Novo (2023), sucesso do Prime Video. Curiosamente, na produção, ele contracena com Alice Carvalho, que viverá Joaninha no remake de Renascer – seu par romântico na versão original.
Além disso, o ator mantém um canal no YouTube onde apresenta o programa Pode.com, no qual promove entrevistas com artistas baianos. Ele é casado com a jornalista Yolanda Nogueira, com quem tem três filhos.