Após emplacar seguidos sucessos em todos os horários da Globo, Walcyr Carrasco está de volta à faixa das nove com Terra e Paixão. A trama, que tem estreia prevista para maio, deve ser uma das mais longas do horário nos últimos anos, com 221 capítulos. Para sustentar um enredo tão extenso, Carrasco criou uma gama de personagens e núcleos.

Encantados - Tony Ramos
Divulgação / Globo

Com isso, o autor e Luiz Henrique Rios, diretor artístico da obra, reuniram um elenco estelar. Nomes como Gloria Pires, Tony Ramos (foto acima) e Cauã Reymond encabeçam a produção, que conta ainda com Susana Vieira, Débora Falabella e Angelo Antonio.

Trama principal

Terra e Paixão - Bárbara Reis, Cauã Reymond e Johnny Massaro
João Miguel Júnior / Globo

Em meio a tantas estrelas, Terra e Paixão terá também uma aposta: Bárbara Reis (na foto acima com Cauã Reymond e Johnny Massaro). A atriz, que emplacou personagens coadjuvantes em novelas como Velho Chico (2016), Éramos Seis (2019) e Todas as Flores (2022), foi alçada ao posto de protagonista e viverá Aline, a heroína da história.

Ela formará o triângulo amoroso central do folhetim com Johnny Massaro, que vive o mocinho Daniel, e Cauã, que encarnará o antagonista Caio. Os rapazes são herdeiros de Antonio La Selva, papel de Tony Ramos, um poderoso homem do agronegócio que vai atrapalhar a vida de Aline.

A grande vilã da história é Irene, papel de Gloria Pires. Casada com Antonio, ela manipulará o marido em favor de Daniel, seu filho, para que ele seja seu sucessor nos negócios da família. Por isso, ela armará situações para jogar o marido contra Caio, seu enteado. Os dois irmãos, por sua vez, não se dão bem, e a relação entre eles vai piorar quando os dois se apaixonarem por Aline, para desespero de Irene.

O clã La Selva será formado ainda por Débora Ozório, que interpretará Petra, filha de Antonio e Irene. Ambiciosa, a jovem também disputará a herança do pai. Ela se envolve com Luigi, papel de Rainer Cadete. Agatha Moreira também pertence ao núcleo como Graça, modelo arrogante que é noiva de Daniel.

Conflito por terras

Terra e Paixão - Barbara Reis e Paulo Lessa
João Miguel Júnior / Globo

A trama de Terra e Paixão se passa na fictícia Nova Primavera, no interior do Mato Grosso do Sul. Ali, Aline vai prosperar por conta de terras que herdou do marido Samuel, que é morto por conta de grilagem. O personagem será vivido por Ítalo Martins.

O braço direito de Aline é Jonatas, primo de seu falecido marido. O rapaz, que será interpretado por Paulo Lessa (foto acima), sempre foi apaixonado por Aline, mas manteve segredo sobre seus sentimentos. Durante a narrativa, ele deve disputar o coração da mocinha com os irmãos La Selva.

Em meio ao conflito envolvendo as terras de Aline e a ambição da família La Selva também entrará um núcleo formado por indígenas. Anahy, vivida por Suyanne Moreira, e Rudá, personagem de Mapu Huni Kui, integram o grupo.

Bar da cidade

Éramos Seis - Susana Vieira
Raquel Cunha / Globo

Susana Vieira (na foto acima em Éramos Seis) também integra o elenco de Terra e Paixão e encarnará uma das personagens centrais da obra de Walcyr Carrasco. Ela será Cândida, a dona de um famoso bar de Nova Primavera, um espaço conhecido por oferecer “diversão” para homens, já que suas garçonetes fazem programa.

Figura antiga da cidade, Cândida sabe da vida de todos e guarda um grande segredo da vilã Irene: no passado, a matriarca dos La Selva chegou a se prostituir no bar.

Em Nova Primavera também vive Lucinda, personagem de Débora Falabella. Ela é casada com o agressivo Andrade, papel de Angelo Antonio, e faz de tudo para dar conforto ao filho, que é albino. No decorrer da trama, ela deve se envolver com o delegado Marino, interpretado por Leandro Lima.

Lucinda é irmã de Anely, personagem de Tatá Werneck, uma jovem que se faz de santinha, mas ganha a vida tirando a roupa na internet. Com isso, ela engana Odilon, seu marido, papel de Jonathan Azevedo, e será chantageada por Andrade. Um de seus principais clientes é Tadeu, vivido por Claudio Gabriel, que é casado com Gladys, personagem de Leona Cavalli, diretora de uma escola da cidade.

Igor Angelkorte
Reprodução / IMDB

Terra e Paixão contará ainda Thati Lopes (Evelyn), Igor Angelkorte (Dr. Enrico), Gil Coelho (Omar), Renata Gaspar (Mara), Jeniffer Dias (Amanda), Inez Viana (Ondina) e Flavio Bauraqui (Severo), entre outros.

A previsão é que a trama entre no ar no dia 8 de maio, substituindo Travessia.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor