Ator que fez sucesso com o divertido Armando Volta na Escolinha do Professor Raimundo na década de 1990, David Pinheiro está atualmente em Família é Tudo como o folgado Jules. Ele enfrentou sérias dificuldades por causa de uma doença que o afastou da televisão.

David Pinheiro (Jules) e Grace Gianoukas (Leda) em Família é Tudo
David Pinheiro (Jules) e Grace Gianoukas (Leda) em Família é Tudo

Além do personagem de sucesso na Escolinha entre 1990 e 1995, o ator esteve em dezenas de outros trabalhos na TV, com início no final da década de 1970, quando fez algumas participações.

O primeiro papel fixo veio em Sétimo Sentido (1982). Na sequência, ele participou de novelas como Marquesa de Santos (1984), Sassaricando (1987) e Malhação (2015), no infantil Caça Talentos (1996) e em humorísticos como Escolinha do Barulho (1999) e Zorra Total (2003), entre outras atrações.

Quem é David Pinheiro, o Jules de Família é Tudo?

Atualmente com 74 anos, David Pinheiro voltou ao ar como o Jules em Família é Tudo. Em sua participação na trama das 19h, que durará poucos capítulos, ele vive um malandro que enrola Leda (Grace Gianoukas). Mas o ator é um veterano da TV brasileira e estreou no veículo na novela Sinhazinha Fulô (1977).

Dali em diante, foram várias participações em novelas e programas variados. Mas, sem dúvidas, seu trabalho mais marcante foi na Escolinha do Professor Raimundo, como Armando Volta. O personagem era um aluno que sempre aparecia com um presente para o professor (Chico Anysio), conseguia uma dica e levava nota 10. Na época, porém, David Pinheiro ficou com o personagem após um colega pedir para deixar o humorístico.

“O Rogério Cardoso quis sair e, de certa forma, precisavam ocupar o espaço dele. Eu já trabalhava no Chico Anysio Show, daí surgiu o convite. Mas, no final, nem ele saiu e eu cresci. Deu tudo certo”, explicou ele em conversa com o Gshow em 2015.

David Pinheiro sofreu acusação e prisão

Em 1982, quando atuava na na novela Sétimo Sentido, em que interpretava o padre Romão, David Pinheiro se viu no meio da maior confusão. Segundo publicação da revista Contigo! na época, ele estava em um ônibus indo para a Globo trabalhar, quando uma mulher deixou o coletivo e retornou na sequência com dois policiais.

“É ele!”, apontou a passageira.

Os policiais, então, levaram o ator até a viatura, mesmo com ele sem entender nada do que estava acontecendo. O veterano sequer conseguiu dar qualquer explicação ou saber o motivo da abordagem.

Pinheiro foi levado para a 14ª Delegacia de Polícia. Só lá foi que o artista ficou sabendo que a mulher o identificou como sendo um homem que a assaltou um tempo atrás. Ele até tentou se explicar, mas não adiantou nada. A confusão terminou somente quando o delegado verificou que não havia nada na ficha criminal dele.

Doença afastou astro da Escolinha do Professor Raimundo da TV

Em 2019, o artista fez uma participação especial na nova Escolinha do Professor Raimundo e contracenou com Evandro Mesquita, responsável por reviver o personagem Armando Volta.

Em entrevista ao programa Domingo Espetacular, em 2020, Pinheiro revelou que estava fora da televisão para se recuperar de uma grave doença.

“Eu contraí uma hepatite C e era controlado pelos médicos, ia cuidando, mas bebia muita cerveja. E isso não estava legal. Eu tive uma gastroenterite aguda muito violenta, fiquei internado, e chegaram a dizer que eu tinha morrido. Mas passou”, relatou.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.