Semana #8
– No início do capítulo de segunda-feira, Ravi revelou a Joy a verdade sobre Renato. Ele fez um resumo de toda a trama central de Um Lugar ao Sol. Bom para quem se perdeu da história. A partir daí, Joy começa a chantagear Renato.
– Joy é a pior personagem da novela? Relutei em assumir o que pensava desde o início, pelo background da garota: mãe perversa, origem humilde, por não ter tido melhores condições de vida, educação, segurança, saúde, etc. Fruto do meio, talvez.
Leia mais
Mas não é por ter sofrido na vida que a gente passa pano. “Garota mau-caráter!”, diria Mário Jorge. Joy segue os passos da mãe, que provavelmente teve o mesmo histórico que ela. Inácia é aproveitadora, mau-caráter e cínica e a filha idem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE– Percebeu que no gancho do capítulo de quarta-feira, quando Joy aborda Renato na empresa e o chama de Cris, a tomada no dia seguinte foi diferente, de outro ângulo?
Na quarta, a novela termina com a câmera nas costas de Renato. No dia seguinte, o capítulo começa com a câmera de frente e Joy aparece sentada. Recurso interessante que não lembro de ter visto em novelas.
O sujo e o mal lavado
– O ápice da semana entre Natal e Ano Novo aconteceu logo no início, quando Bárbara foi desmascarada ante a família por Érica, na sequência em que briga com o garoto Luan. Os dois, Bárbara e Luan, estavam errados, não importa quem tivesse começado a discussão (Bárbara).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADELuan deu um chute diante da pressão de Bárbara, que, descontrolada, o pegou pelo braço à força. Bárbara bateu no menino e Érica virou uma fera. Muito aguardado pelo público, foi um momento de catarse bem construído.
– Mais adiante, precisou Bárbara se voltar contra Janine para esta dar uma situada na patricinha.
“Tudo em você é falso, Bárbara. (…) Você tinha razão, você nunca vai ser capaz de escrever coisa nenhuma. Superficial do jeito que é, você realmente não tem nada a dizer para ninguém.”
– Quando Renato vai tirar satisfações de Bárbara, ela lembra que ele também mente (por causa do acidente de carro no passado) – Elenice também usou essa arma contra Renato.
Porém, mais que isso: Christian se apropriou da vida do irmão. A falsidade ideológica querendo cobrar coerência da apropriação intelectual. O sujo falando do mal lavado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEPersonagens que saem
– A atriz Indira Nascimento se despede da novela, mas merecia permanecer um cadinho mais – até o fim. Ótima a sequência em que Bárbara assiste à vitória de Janine de seu banho de espuma regado a um drink chique, quando se depara com Renato na plateia.
– Uma lástima ter chegado ao fim a participação de Debora Duarte, com a morte de sua personagem, Eva, mãe de Rebeca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADENovas tramas que chegam
– Nessa semana, entraram duas novas personagens. Mel (Samanta Quadrado), filha de Paco, garota com down, em uma sequência muito agradável, no jantar com Nicole. E Gabriela (Natália Lage), obstetra de Ilana, sua amiga que não via há anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE– Por causa de uma santa que caiu no chão, Lara descobriu que Noca tinha um outro filho, desaparecido. Mais uma nova trama. Cenas de flashback mostram uma moça – que seria Noca jovem – entrando em um ônibus com um bebê.
Homens maus aparecem em seguida e tomam-lhe a criança. Ela tenta ir atrás, mas é impedida pelos demais passageiros que barram sua passagem com olhar de reprovação. E começa o mistério “Quem é o filho de Noca?”
– Percebeu que na carta do tarô, com a qual Noca afirma que Christian está vivo, há a imagem de duas crianças iguais? É carta do Sol – a ver com o título da novela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEQuem é pior?
– Em mais uma crise de consciência, Renato se aproxima de Lara, oferecendo uma parceria do supermercado com o restaurante dela. Renato mente mais uma vez. Ele é tão tóxico com Lara quanto é com Bárbara. E depois vai chorar seus remorsos com Ravi, seu Grilo Falante.
Nesta review, afirmei que Joy é a pior personagem da novela. Claro que há outros em pé de igualdade – como Túlio, Roney… e Renato/Christian. Mais adiante, discorro melhor sobre o “protagonista de personalidade complexa”.