Não tem como defender: Joy é a pior personagem de Um Lugar ao Sol

Whatsapp

Semana #8

– No início do capítulo de segunda-feira, Ravi revelou a Joy a verdade sobre Renato. Ele fez um resumo de toda a trama central de Um Lugar ao Sol. Bom para quem se perdeu da história. A partir daí, Joy começa a chantagear Renato.

Um Lugar ao Sol

– Joy é a pior personagem da novela? Relutei em assumir o que pensava desde o início, pelo background da garota: mãe perversa, origem humilde, por não ter tido melhores condições de vida, educação, segurança, saúde, etc. Fruto do meio, talvez.

Leia mais

Um Lugar ao Sol

Mas não é por ter sofrido na vida que a gente passa pano. “Garota mau-caráter!”, diria Mário Jorge. Joy segue os passos da mãe, que provavelmente teve o mesmo histórico que ela. Inácia é aproveitadora, mau-caráter e cínica e a filha idem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– Percebeu que no gancho do capítulo de quarta-feira, quando Joy aborda Renato na empresa e o chama de Cris, a tomada no dia seguinte foi diferente, de outro ângulo?

Na quarta, a novela termina com a câmera nas costas de Renato. No dia seguinte, o capítulo começa com a câmera de frente e Joy aparece sentada. Recurso interessante que não lembro de ter visto em novelas.

O sujo e o mal lavado

Um Lugar ao Sol

– O ápice da semana entre Natal e Ano Novo aconteceu logo no início, quando Bárbara foi desmascarada ante a família por Érica, na sequência em que briga com o garoto Luan. Os dois, Bárbara e Luan, estavam errados, não importa quem tivesse começado a discussão (Bárbara).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luan deu um chute diante da pressão de Bárbara, que, descontrolada, o pegou pelo braço à força. Bárbara bateu no menino e Érica virou uma fera. Muito aguardado pelo público, foi um momento de catarse bem construído.

– Mais adiante, precisou Bárbara se voltar contra Janine para esta dar uma situada na patricinha.

Tudo em você é falso, Bárbara. (…) Você tinha razão, você nunca vai ser capaz de escrever coisa nenhuma. Superficial do jeito que é, você realmente não tem nada a dizer para ninguém.

Um Lugar ao Sol

– Quando Renato vai tirar satisfações de Bárbara, ela lembra que ele também mente (por causa do acidente de carro no passado) –  Elenice também usou essa arma contra Renato.

Porém, mais que isso: Christian se apropriou da vida do irmão. A falsidade ideológica querendo cobrar coerência da apropriação intelectual. O sujo falando do mal lavado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Personagens que saem

Um Lugar ao Sol

– A atriz Indira Nascimento se despede da novela, mas merecia permanecer um cadinho mais – até o fim. Ótima a sequência em que Bárbara assiste à vitória de Janine de seu banho de espuma regado a um drink chique, quando se depara com Renato na plateia.

– Uma lástima ter chegado ao fim a participação de Debora Duarte, com a morte de sua personagem, Eva, mãe de Rebeca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novas tramas que chegam

Um Lugar ao Sol

– Nessa semana, entraram duas novas personagens. Mel (Samanta Quadrado), filha de Paco, garota com down, em uma sequência muito agradável, no jantar com Nicole. E Gabriela (Natália Lage), obstetra de Ilana, sua amiga que não via há anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– Por causa de uma santa que caiu no chão, Lara descobriu que Noca tinha um outro filho, desaparecido. Mais uma nova trama. Cenas de flashback mostram uma moça – que seria Noca jovem – entrando em um ônibus com um bebê.

Homens maus aparecem em seguida e tomam-lhe a criança. Ela tenta ir atrás, mas é impedida pelos demais passageiros que barram sua passagem com olhar de reprovação. E começa o mistério “Quem é o filho de Noca?

Um Lugar ao Sol

– Percebeu que na carta do tarô, com a qual Noca afirma que Christian está vivo, há a imagem de duas crianças iguais? É carta do Sol – a ver com o título da novela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem é pior?

– Em mais uma crise de consciência, Renato se aproxima de Lara, oferecendo uma parceria do supermercado com o restaurante dela. Renato mente mais uma vez. Ele é tão tóxico com Lara quanto é com Bárbara. E depois vai chorar seus remorsos com Ravi, seu Grilo Falante.

Nesta review, afirmei que Joy é a pior personagem da novela. Claro que há outros em pé de igualdade – como Túlio, Roney… e Renato/Christian. Mais adiante, discorro melhor sobre o “protagonista de personalidade complexa”.

Whatsapp


Leia também