A Jovem Pan News busca uma recolocação entre os principais canais de notícias logo após ter ficado no olho do furacão. A emissora passou por uma séria crise de imagem ao se aliar, despudoradamente, à extrema-direita. Entre outras graves consequências, o canal foi alvo de investigações para apurar suposto incentivo aos ataques em Brasília do dia 8 de janeiro.

Jovem Pan - Tutinha
Reprodução / YouTube

Após tamanho imbróglio, a Jovem Pan busca modificar sua imagem. Para isso, o canal acaba de anunciar um reforço saído diretamente dos quadros da CNN Brasil. O executivo André Ramos foi contratado pela emissora de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha (foto), como novo diretor de jornalismo e esportes.

Reforço

Jovem Pan News - André Ramos e Roberto Araújo
Divulgação / Jovem Pan News

A chegada de André Ramos (à direita da foto, com Roberto Araújo) a Jovem Pan News é mais um passo da emissora na busca por uma mudança em sua imagem. O canal de notícias quer se desvincular de vez do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados. Para isso, Ramos estará à frente de uma reformulação na programação da emissora.

“É uma honra estar em uma empresa com uma marca tão sólida na comunicação brasileira, presente na memória afetiva da população de todo o país, com uma capilaridade incrível. Trago minha bagagem para colaborar com a empresa, meus colegas e com o jornalismo nacional, o que é muito mais do que um compromisso, é uma marca registrada da Jovem Pan”, declarou o profissional ao site da Pan.

Roberto Araújo, presidente do Grupo Jovem Pan, celebrou a chegada de André Ramos. O executivo revelou que o novo reforço faz parte de um ambicioso plano de “crescimento e fortalecimento” da marca Jovem Pan.

André Ramos é um experiente profissional de comunicação. Além da CNN Brasil, ele também passou por Record, RedeTV! e SBT.

Reformulação

Jovem Pan News - Rodrigo Constantino
Reprodução / YouTube

A Jovem Pan News busca promover uma ampla mudança para tentar recuperar sua imagem, bastante arranhada em razão de seu irrestrito apoio ao governo passado. A contratação de André Ramos é mais uma medida neste sentido.

Antes disso, o canal de notícias já havia afastado diversos comentaristas alinhados à extrema-direita. Nomes como Rodrigo Constantino (foto), Paulo Figueiredo e Zoe Martínez foram alguns dos profissionais recentemente dispensados.

Outra medida neste sentido foi a renúncia de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, da presidência do Grupo Jovem Pan. Em seu lugar, assumiu Roberto Araújo, na tentativa de profissionalizar o comando do canal.

Investigação

Tutinha, Jovem Pan News
Divulgação / Jovem Pan News

A mudança de rumo da Jovem Pan News também é uma medida para evitar que a emissora sofra consequências drásticas em razão de uma investigação do Ministério Público Federal. O órgão abriu um inquérito para apurar indícios de que o canal teria disseminado fake news durante as últimas eleições.

O MPF também investigava uma suposta influência do canal aos atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. De acordo com a investigação, a Jovem Pan teria estimulado os atos, quando vândalos invadiram e destruíram parte da Praça dos Três Poderes.

Além disso, a Jovem Pan News também viu alguns de seus anunciantes pularem fora após a pressão de grupos como a Sleeping Giants Brasil, organização que promove ações contra a desinformação na internet. O grupo, além de questionar as marcas, também questionou operadoras de TV se elas concordavam com as práticas do canal.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor