Jovem promessa da Globo, Mabel Calzolari perdeu a luta contra uma doença raríssima após dois anos de intensa batalha.

Mabel Calzolari
Mabel Calzolari (Reprodução / Web)

A atriz, que tinha apenas 21 anos, sofria de aracnoidite adesiva, uma inflamação que ocorre na aracnóide, uma das membranas que circundam os nervos da medula espinhal. Grave, a enfermidade não tem cura.

Mabel era o nome artístico de Maria Belén, nascida em Córdoba, na Argentina. Ela, que veio para o Brasil aos seis anos de idade, deixou um filho de quase dois anos, Nicolas, de seu relacionamento com o ator João Fernandes, no ar em Amor Perfeito.

Mabel Calzolari
Mabel Calzolari no hospital (Reprodução / Web)

A atriz iniciou a carreira artística no teatro e trabalhou como modelo. Na Globo, ela fez algumas participações em tramas como Orgulho e Paixão (2018) e Malhação.

Batalha pela vida

Monique Curi
Monique Curi (Reprodução / Web)

Nos últimos meses de vida, Mabel informou aos seus seguidores nas redes sociais sobre seu estado. Sem plano de saúde, ela foi internada em hospitais públicos no Rio de Janeiro, sempre acompanhada pela mãe, que trabalha como cabeleireira.

“Permanecer aqui foi muito difícil. Desenvolvi síndrome do pânico. Não foi nada legal. Graças a Deus, apareceu um psiquiatra maravilhoso só para falar comigo e me ajudar. Por isso que estou tão bem. Eu me excluí do mundo, não conseguia vir aqui, chorava o tempo todo, achava que ia morrer. Mas estou medicina e está tudo ok”, postou a atriz.

Os sintomas prejudicaram muito a qualidade de vida da artista. Inicialmente, ela sentia espasmos nos braços e nas pernas. Depois, passou a não sentir mais os membros inferiores, não conseguindo mais andar. Ela passou por nove cirurgias desde dezembro de 2020, causando alterações no sistema nervoso.

Leia também: Sem Globo: jogo da Seleção será transmitido apenas na internet

Depois que descobriu a doença, a atriz passou por inúmeras cirurgias e recebeu ajuda de diversos colegas, como Monique Curi (foto acima), que fez uma vaquinha virtual para auxiliar nos custos do tratamento.

“Tudo começou com a aracnoidite, uma inflamação na coluna [com a qual ela foi diagnosticada em 2019, pouco depois de dar à luz]. A luta dela era para não ficar tetraplégica. A partir daí a gente pediu ajuda. Todo mundo ajudou tanto. Só que, de dezembro para cá, ela abriu a coluna nove vezes. Abrir tanto a coluna desse jeito, eles tentando resolver o problema da aracnoidite, pode ter causado alterações no sistema nervoso. Porque ela começou a ter sintomas, e ninguém conseguia descobrir o que era. Os exames não davam nada. Não tinha infecção, não tinha nada. Ela fez não sei quantas ressonâncias, tomografias, cintilografias… Ela fazia tudo e não dava nada. Na semana passada, ela começou a ter convulsões e começou a não reconhecer mais as pessoas”, relatou Monique.

Não resistiu

Mabel Calzolari
Mabel Calzolari no hospital (Reprodução / Web)

Nos últimos dias de vida, teve uma parada respiratória e precisou ser intubada. Com a situação agravada, teve uma parada respiratória e, posteriormente, uma parada cardíaca de 12 minutos. Sem reagir, foi decretada sua morte cerebral no dia 22 de junho de 2021.

“Passando para dar uma notícia que eu não queria dar. Mas estou recebendo inúmeras mensagens perguntando da Mabel. Hoje a gente teve a confirmação que não queríamos ter. Acabou. A Mabel não está mais entre nós. É inacreditável”, informou Monique nas redes sociais.

Salvou 10 vidas

Mabel Calzolari e filho
João Fernandes e Mabel Calzolari (Reprodução / Web)

João Fernandes também deixou uma mensagem emocionada sobre a ex-namorada:

“Hoje eu perdi minha vizinha, minha amiga, inspiração, namorada, noiva, ex, amiga, parceira e mãe do meu filho. E o mundo ganha mais um capítulo sobre a história da mulher mais sinistra que eu já vi. Obrigado por lutar tanto por nós, pela nossa família, por ter me escolhido e me dado o maior presente que existe no mundo”, postou.

Comovida com a situação, Tatá Werneck ofereceu ajuda para o velório e a cremação de Mabel. Ela também alugou uma casa para a mãe da atriz. Monique, por sua vez, acolheu o filho da jovem.

“Foi confirmado e ela vai doar os órgãos. Provavelmente serão 10 vidas salvas. Isso está deixando a Silvinha, mãe da Mabel muito, muito conformada. Porque imagina se tivesse uma coluna para salvar a Mabel, né? Ela não teve… Então através dos órgãos da Mabel, ela vai salvar pessoas que estão sofrendo tanto quanto ela estava”, informou Monique Curi à revista Quem.

Compartilhar.

Thais Milena é uma jornalista formada apaixonada pela história da televisão brasileira e pelo universo dos famosos. Com conhecimento e entusiasmo, se dedica a compartilhar informações, curiosidades e análises sobre os bastidores da televisão, os programas icônicos e os artistas renomados do Brasil. Através do trabalho, busca entreter e informar seus leitores, levando-os a uma viagem pelos momentos marcantes e pelas personalidades que influenciaram a cultura televisiva do país.