Jornalistas da Globo quebram regra e fazem merchan para Márcio Gomes na CNN Brasil - TV História

Jornalistas da Globo quebram regra e fazem merchan para Márcio Gomes na CNN Brasil

Whatsapp

A segunda-feira (9) foi pesada nos bastidores da Globo. A equipe da emissora ficou estarrecida ao ver Ana Luiza Guimarães e Renata Capucci, dois dos principais nomes do seu jornalismo, usando suas redes sociais para fazer propaganda da estreia de Márcio Gomes na CNN Brasil.

Ex-colega de trabalho das jornalistas, Gomes foi funcionário da emissora durante 24 anos e pediu demissão no final de outubro para assinar com a CNN. A direção da Globo não dificultou sua saída e sequer fez uma contraposta — internamente, comenta-se que alguns executivos acreditam que não faz sentido promover alguém próximo dos 50 anos para um noticiário de rede nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Ao decorrer do dia, profissionais da emissora se chocaram com as demonstrações de “carinho” recebidas pelo novo concorrente nas redes sociais. Logo cedo, Renata Capucci usou a sua página no Instagram para publicar uma foto ao lado do jornalista. “Um beijo e boa sorte para o meu amigo querido”, disse ela, marcando o perfil oficial do titular do CNN Primetime em seguida.

Depois, foi a vez de Ana Luiza Guimarães deixar seus colegas perplexos. Ela foi ao Twitter para comentar a estreia do Ponto Final, programa de Carolina Morand e Rodrigo Bocardi na CBN, mas aproveitou o embalo para citar a chegada de seu amigo ao canal rival. “Daqui a pouco ainda tem o Márcio Gomes na CNN Brasil”, anunciou a plantonista do Jornal Nacional e âncora do RJ2.

Apesar de serem amigas de Márcio, Ana Luiza e Renata não podem publicar manifestações desse tipo em suas redes sociais. A prática é vetada pelos Princípios Editoriais do Grupo Globo, que menciona que “elogios e críticas aos competidores podem ser interpretados como arrogância” e que “nesses dois casos, devem ser priorizados os canais internos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O TV História apurou que a atitude das jornalistas não pegou bem entre os executivos da Globo. A emissora chegou a se blindar contra a estreia da CNN Brasil, antecipando o Edição das 18 para 17h55, e não esperava esse comportamento de duas figuras com considerável tempo de casa.

Renata Capucci foi repreendida pela diretoria da emissora ainda na segunda e já apagou a foto ao lado de Márcio Gomes. O tweet de Ana Luiza Guimarães continuava no ar até a publicação deste texto — especula-se nos bastidores que ela também deverá ser advertida nas próximas horas.



Leia também