Dono de um dos rostos e uma das vozes mais marcantes do jornalismo da Globo, Carlos Tramontina (na foto abaixo, com Sandra Annenberg) deixou a emissora após 43 anos de serviços prestados. Em todos estes anos, o profissional se dedicou ao jornalismo hard news, comandando telejornais diariamente. Seu trabalho mais longo foi à frente do SP2, que ancorou entre 1998 e 2022.

Carlos Tramontina e Sandra Annenberg
Reprodução / Web

No entanto, sua saída da emissora carioca não culminou com uma aposentadoria. Aos 66 anos, o jornalista fechou com a CNN Brasil para realizar um trabalho completamente diferente do que ele vinha fazendo na líder de audiência. Trata-se de um renascimento profissional do veterano.

[anuncio_1]

Novo projeto

Carlos Tramontina
Reprodução / CNN

Carlos Tramontina assinou com a CNN Brasil para comandar o CNN Freedom Project, anunciado pelo canal de notícias como um “projeto multiplataforma de sucesso mundial” da matriz estadunidense.

O formato, criado em 2011 pela CNN dos EUA, discute temas como tráfico de pessoas, exploração sexual de crianças e mulheres e a escravidão nos dias de hoje. A CNN Brasil ainda não anunciou uma data de estreia, mas a expectativa é que a versão nacional do CNN Freedom Project entre no ar ainda no primeiro semestre.

Trata-se de algo bem diferente de tudo o que Tramontina já fez na Globo. O jornalista, que acumulava o SP2 com o semanal Antena Paulista, considera sua chegada na CNN como uma “transição”.

“Eu, que durante tanto tempo fiz hard news, agora parto para um outro desafio, um novo projeto, em uma nova empresa, com uma marca tão forte, tão sólida, e com tanta coisa importante já feita”, considerou.

Mais tempo

Carlos Tramontina
Reprodução / Globo

Tramontina anunciou sua saída da Globo há um ano, em abril do ano passado. Na ocasião, a emissora e o profissional fizeram questão de ressaltar que o final da parceria acontecia em “comum acordo”. O jornalista também revelou seus planos para o futuro.

“Depois de 43 anos em atividades jornalísticas diárias, estou deixando a Globo, uma decisão tomada em comum acordo com a empresa. É hora de curtir a família, os hobbies e ter mais tempo para viajar”, postou o profissional em seu perfil no Instagram.

Mais trabalho

Carlos Tramontina
Reprodução / Instagram

Mas, ao que tudo indica, o jornalista tem sabido conciliar bem o tempo com a família, os hobbies e a profissão, já que não parou de trabalhar. Antes de fechar com a CNN, Carlos Tramontina (na foto acima com a esposa) já vinha se dedicando a outros projetos.

Ainda no ano passado, Tramontina lançou seu próprio canal no YouTube, no qual produz conteúdo sobre cultura, viagens, gastronomia e curiosidades de São Paulo e do mundo. A principal atração do canal é a série 6 e Ônibus, no qual ele visita lugares diferentes da capital paulista.

Em março deste ano, Igor 3K, apresentador e proprietário da produtora Estúdios Flow, anunciou a chegada de Carlos Tramontina no comando de um podcast diário com as principais notícias do dia, o Flow News.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor