Jornalista levou Globo à Justiça por causa de seus colegas; entenda
19/04/2023 às 13h48
A jornalista Gloria Vanique, que deixou a Globo em 2020, processou a emissora. Ela pediu reparação e equiparação salarial, apontando colegas que cumpriam função similar à dela, com salário maior, como Rodrigo Bocardi e Cesar Tralli.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gloria chegou ao canal em 2007, como repórter. 10 anos depois, ao ser promovida a co-apresentadora dos jornais locais de São Paulo, com aparições em rede, ela teve um reajuste salarial.
No processo, Vanique argumentou que, durante o tempo em que respondeu pela ancoragem do Bom Dia São Paulo e pelas folgas dos âncoras do SP1 e do SP2, ela não ganhou o referente à função.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tribunal
De acordo com o portal Notícias da TV, o processo protocolado no TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) corre em segredo de justiça.
Na ação, Gloria Vanique não determinou o valor que deseja receber, deixando tal definição a cargo do judiciário.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Algo semelhante ocorreu com Adriana Araújo (foto acima) que processou a Record pelo mesmo motivo, em 2021. A justiça estipulou a indenização em R$ 500 mil reais.
Procurada pelo NTV, a Globo confirmou a existência da ação, mas salientou que não comenta casos sub judice. Gloria também não se pronunciou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que Gloria Vanique saiu da Globo?
Gloria Vanique deixou a emissora em 2020, quando aceitou o convite da CNN Brasil. Na estação de notícias, ela comandou jornalísticos como CNN 360°, CNN Fim de Semana e CNN Nosso Mundo.
“Eu estava em um horário há quase dez anos, acordando às 3h da manhã e entrando às 4h. Tive filho nesse meio tempo e aquilo já estava exigindo muito de mim, afetando minha saúde. Não havia perspectiva de que eu saísse daquele horário ou mudasse de função. Eu adorava fazer meu trabalho, fazia com muito prazer, mas questionava até quando, o que viria depois”, declarou Gloria em entrevista à revista Caras, em 28 de janeiro deste ano.
“Decidi sair até o final de 2020. Não sabia ainda o que ia fazer, mas não era mais aquilo que queria para a minha vida. Tudo na Globo foi muito legal, mas estagnei”, complementou.
O que aconteceu com Gloria Vanique na CNN Brasil?
Vanique passou dois anos no canal de notícias. Em dezembro do ano passado, ela foi desligada da empresa, em meio ao corte de profissionais e o reajuste financeiro promovido pela rede.
“Eu senti que aquela foi a deixa que eu precisava para me lançar em uma nova jornada. Uma demissão nunca é esperada, ainda mais na proporção que foi. Mas, para mim, a saída da CNN foi o movimento que me impulsionou”, analisou.
“Já houve algumas sondagens para isso [voltar à televisão]. Mas o projeto de um programa deve estar de acordo com os meus planos nesta nova fase da vida”, relatou ela.