A pandemia tem servido como um laboratório de mudanças que a Globo planeja fazer no seu setor de jornalismo para o início do próximo ano, após o surgimento de uma vacina para o coronavírus. A emissora vai promover uma dança das cadeiras na bancada de seus telejornais, com movimentações envolvendo até mesmo a GloboNews.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As mudanças estão sendo estudadas com base em diversos fatores. As análises giram em torno da imagem do jornalista diante do público, seus índices de audiência, disponibilidade para mudança e, principalmente, representatividade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a cúpula do Grupo Globo, há a necessidade de investir em rostos diferentes dos que já ocupam as bancadas dos noticiários da Globo e da GloboNews. A emissora quer se posicionar cada vez mais como um ambiente plural e que aposta na diversidade de seus colaboradores.
Nos bastidores, algumas das mudanças já são consideradas consumadas. Dentre elas, estão a dispensa de Chico Pinheiro após 24 anos e a promoção definitiva de Marcelo Cosme, um dos principais âncoras da GloboNews, para a Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O TV História apurou com colaboradores dos mais diversos níveis hierárquicos do Grupo Globo quais são os nomes que estão em alta e os que deverão perder espaço nas emissoras do conglomerado a partir de 2021.
Confira:
QUEM SOBE
ALINE MIDLEJ
A titular do Edição das 10h na GloboNews é bem avaliada pelos executivos da casa. Atualmente em São Paulo, ela já expôs que gostaria de se mudar para o Rio de Janeiro para poder ficar mais perto de seu namorado, o também jornalista Rodrigo Cebrian.
Nas últimas semanas, Aline já tem sido testada na apresentação de noticiários produzidos na cidade maravilhosa. Ela já foi vista no Em Pauta e, mais recentemente, no Estúdio i. Além disso, foi uma das apresentadoras dos boletins do Criança Esperança no horário nobre da Globo aberta.
MARCELO COSME
Há quase dois anos como âncora do Em Pauta, o jornalista é avaliado como o principal responsável pelo crescimento exponencial de público do programa da GloboNews. Ele já faz parte da escala de apresentadores do Hora 1 e do Jornal Hoje, e teve boas audiências em ambos.
Nos bastidores, os comentários de que ele almeja uma transferência para São Paulo não são novos. Na bolsa de apostas, seu nome é cotado para assumir o Bom Dia SP ou o SP1. Porém, uma ala da emissora diz que não seria uma surpresa se ele assumisse o Bom Dia Brasil, que é gerado no Rio.
MÁRCIO BOMFIM
Recentemente promovido para a bancada do NE2, o principal telejornal da Globo em Pernambuco, o jornalista ganhou espaço após ser convocado para apresentar o Jornal Nacional durante o rodízio especial dos 50 anos do telejornal. Bem avaliado, foi promovido para o time definitivo de plantonistas e também passou a ser o âncora substituto do Fantástico.
Apesar da promoção recente em sua atual cidade, Márcio é avaliado como um possível substituto para Marcelo Cosme na condução do Em Pauta. O seu carisma e sua credibilidade, além da sua voz marcante, tem chamado a atenção de executivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CÉSAR TRALLI
Há oito meses como interino do Edição das 18, o jornalista fez com que o telejornal da GloboNews atingisse as maiores audiências de sua história. Além disso, a transferência provisória do noticiário para São Paulo acabou aumentando a presença paulista no canal justamente quando a CNN Brasil tentava se posicionar como referência na cidade.
Nos bastidores, não será uma surpresa caso ele assuma o comando de forma definitiva, deixando o SP1. Em paralelo a isso, o seu nome disparou como um dos favoritos para suceder William Bonner na bancada do Jornal Nacional.
MÁRCIO GOMES
Mil e uma utilidades, o jornalista ganhou prestígio e respeito entre os diretores da Globo. Ele não se recusa a trabalhar em nenhum horário, e mostrou ter versatilidade para os mais diversos formatos de noticiário. Após a pandemia, sua peregrinação deve acabar e ele tende a ser efetivado no SP2.
QUEM DESCE
CARLOS TRAMONTINA
Afastado de suas funções presenciais por estar no grupo de risco da contaminação pelo novo coronavírus, o jornalista de 64 anos dificilmente voltará a comandar o SP2, dando fim a um ciclo que se iniciou em 1998. A tendência é de que ele fique apenas no Antena Paulista, nas manhãs de domingo, e siga cobrindo as ausências de Renata Lo Prete no Jornal da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CHICO PINHEIRO
Há 24 anos como contratado da emissora, o vínculo de Chico chegará ao fim em meio à pandemia. Também afastado por conta de sua idade, o jornalista precisará de um milagre para conseguir a renovação de seu acordo com a Globo. Nos bastidores, ninguém acredita que a sua volta para o Bom Dia Brasil seja possível.
LEILANE NEUBARTH
Também no bonde dos afastados por compor o grupo de risco, a veterana dificilmente retomará o comando do Edição das 18. Apesar de querida pela equipe de seu telejornal, ela não goza de prestígio com a diretoria da Globo e já chegou a ser suspensa por conta de posicionamentos em redes sociais. Se não for dispensada, deverá ser realocada para funções de bastidor.