Jornal temático e não retirada da TV a cabo: o desligamento do sinal de TV analógico em Goiânia

23/06/2017 às 7h40

Por: Gabriel Vaquer
Imagem PreCarregada

Depois de um adiamento de três semanas, finalmente aconteceu o desligamento do sinal de TV analógico em Goiânia (GO).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O switch-off ocorreu na capital e em mais 28 cidades da região metropolitana e interior do Estado de Goiás, incluindo as outras duas maiores depois da capital, Anápolis e Aparecida de Goiânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para celebrar o fato, duas das quatro principais emissoras da região tiveram edições especiais de seus programas locais. A TV Anhanguera, afiliada Globo, produziu um especial do seu telejornal noturno, o Jornal Anhanguera 2ª Edição.

Em vez do estúdio, o apresentador Matheus Ribeiro ancorou o jornal direto do terraço do Grupo Jaime Câmara, onde fica uma das antenas de transmissão da emissora. Além do noticiário do dia, os repórteres mostraram os últimos preparativos para o desligamento do analógico e a expectativa dos telespectadores para a mudança.

LEIA TAMBÉM:

Desde o começo do ano, a TV Anhanguera promoveu uma série de ações de orientação ao público. Com a parceria do Instituto Federal de Goiás, do SENAI e da Seja Digital, a emissora percorreu dezenas de bairros da capital e também as outras cidades que tiveram o sinal desligado.

O departamento de engenharia da TV Anhanguera treinou e capacitou cerca de mil alunos das instituições para que eles pudessem se tornam multiplicadores da mudança. Em sete meses de trabalho, foram distribuídos 404 mil kits de conversor e antena em Goiânia e região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a TV Goiânia/Band fez uma edição quase que integralmente especial do Fala Goiás, seu principal telejornal na hora do almoço. O apresentador Marcos Maracanã, do seu jeito, explicou ao povo o que aconteceria com o sinal analógico.

Por fim, as outras duas emissoras, RecordTV Goiás e TV Serra Dourada/SBT, não fizeram nada de muito especial, produzindo apenas reportagens para o telespectador sobre o fim do sinal analógico e explicando o que aconteceria.

Outro ponto importante do desligamento é que a Simba Content – joint-venture formada por RecordTV, SBT e RedeTV! – entrou em acordo com as operadoras e conseguiu manter o sinal nelas, como queriam os executivos dos canais locais.

Além disso, a Simba não deseja mais fazer o que fez em São Paulo, aprendendo com a experiência ruim de ter pedido audiência fortemente. A permanência dos canais mostra também que já há um avanço nas negociações por um valor que será pago.


Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.