“A Fazenda 12” foi um imenso sucesso e está em plena reta final. A Record ganhou bastante com as poucas opções de entretenimento inédito em plena pandemia do novo coronavírus. Mas a seleção do elenco tem muito mérito também, afinal, foram muitos barracos. Os participantes movimentaram o jogo. E a poucos dias da grande final, é fato que Jojo Todynho merece o prêmio.

Jojo é a figura mais famosa do reality, conhecido pela escalação de “sub-sub-subcelebridades”. Jordana Gleise de Jesus Menezes é cantora e fez sucesso com o hit “Que tiro foi esse?”, ganhando fama nacional em 2017. Desde então nunca mais saiu na mídia. Ou seja, nem merece estar classificada como “subcelebridade”, termo pejorativo. O detalhe é que notícias sobre a seleção da participante para “A Fazenda” eram divulgadas há pelo menos 3 anos e sempre inverídicas. Em 2020, finalmente o anúncio se confirmou.

E valeu a pena. Jordana fez a diferença na edição e logo no primeiro dia virou a protagonista. Posto que não perdeu ao longo dos meses. Apenas ganhou uma também protagonista de peso ao seu lado: Raíssa, eliminada precocemente na roça mais injusta da temporada.

O irônico é que a aproximação das duas se deu de forma espontânea e por identificação. Ambas são instáveis emocionalmente e agressivas quando confrontadas. Criaram uma verdadeira amizade através da identificação. Mas nunca foram prioridade uma da outra no jogo. Ainda assim houve respeito de sobra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jojo acolheu Raíssa quando soube do problema da participante —- ela sofre da Síndrome de Borderline, um transtorno que resulta em descontroles emocionais e até automutilações. Aos poucos, as duas formaram um bonito vínculo. Tanto que Jojo foi a única que ficou totalmente do lado de Raíssa quando Luiza, Victória e Mirella se voltaram contra ela depois que se bandearam para o lado de Biel e Juliano. No fundo, a cantora também entendia a amiga, mesmo não sofrendo do transtorno.

Vale lembrar um momento já inesquecível da atual edição, quando Jojo amassou uma garrafa térmica com um batedor de carne para descarregar sua raiva, e assim não partir para cima de Biel — não por acaso, na mesma noite que Raíssa jogou creme nos ‘inimigos’. E Jojo ainda virou o porto-seguro de Raíssa, pois era a única que conseguia segurá-la durante um surto. Foi assim que evitou uma agressão quando Mirella e Luiza fizeram de tudo para provocá-la em uma discussão — ainda exigiram que a soltasse para ocorrer a expulsão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Jordana nunca teve medo de se posicionar. Embora tenha dito várias vezes que não compraria brigas que não eram suas, comprou sempre que observou alguma injustiça. Nunca engoliu a pose de bom moço de Biel e vomitou duras verdades na cara do rival sem medo de cara feia. Um dos melhores embates ao vivo foi protagonizado por ela, quando votou no cantor e enfrentou o deboche do colega. Outra atitude admirável de Jojo é a extrema franqueza. Algumas vezes recai na grosseria? Sem dúvida, porém, nunca na história de um reality houve uma participante tão direta. A prova é que nenhum eliminado se surpreenderá com nada do que foi falado por ela. Porque Jordana disse tudo o que achava na cara de cada um.

A cantora ainda foi uma fábrica de “memes” (expressões faciais hilárias usadas em imagens na internet). Debochada e piadista, Jojo nunca deixou passar qualquer oportunidade para brincar, tanto no ao vivo quando ao longo das semanas. Até seu profundo mau-humor diário rendeu situações engraçadas. A única falha da participante foi o medo de se comprometer em algumas votações. Quando votou em Mariano e Jake para jogar seu voto fora, por exemplo. Esse tipo de atitude é péssimo em qualquer reality de confinamento e desanima o telespectador. Mas a sorte é que não foram em muitas roças, o que não afetou sua trajetória.

A única jogadora que poderia e tinha méritos para tirar o prêmio de Jordana era Raíssa. Mas como a participante foi eliminada antes da hora, é visível que a consagração de “A Fazenda 12” será com a vitória de Jojo Todynho na final. Os demais que sobraram na casa não fizeram por merecer. A campeã tem que ser a cantora. Resta aguardar a decisão do público.

Compartilhar.
Avatar photo

Sérgio Santos é apaixonado por TV e está sempre de olho nos detalhes. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor