Fabio Marckezini

Em dezembro de 2016, a Globo levava ao ar o último Programa do Jô. A atração, que entrou no ar em 2000, era uma das principais da emissora. O apresentador comandava seu talk show desde 1988, quando entrou no ar o Jô Soares Onze e Meia – exibido pelo SBT.

Jô Soares

Jô Soares encerrou a parceria com a casa pouco satisfeito. Durante anos, ele seguiu sem concorrentes no horário. O sossego acabou quando Danilo Gentili lançou o seu programa de entrevistas na Band, o Agora é Tarde (2011). Em 2014, Gentili foi para o SBT e criou o The Noite, confrontando a Globo.

O fim do programa

Programa do Jô - Jô Soares

Com Danilo roubando pontos de audiência, a emissora buscou renovação para o horário e anunciou, no início de 2016, que o Programa do Jô sairia do ar. A decisão atendeu o desejo do próprio apresentador, já exaurido da rotina.

“Há dois anos, ao renovar meu contrato, conversei com a emissora e concluímos: ‘Vamos ter que marcar uma data para encerrar o programa’. Achamos que dois anos seria o tempo ideal para não correr o perigo do desgaste. Queria sair de forma digna e não de maneira melancólica. Prefiro deixar saudade ao incômodo”, contou Jô ao jornal O Globo.

A vontade dele era igualar Johnny Carson, que, por 30 anos, comandou o Tonight Show na NBC. Assim, a atração seguiu para o último ano com entrevistas especiais, como Roberto Carlos e Faustão.

A temporada final foi bastante elogiada. Muitos se perguntavam por que o talk-show estava saindo do ar…

“Não vou aceitar jamais andar para trás”

Jô Soares

Para não perder um artista da importância de Jô Soares, a Globo ofereceu a ele um quadro no Jornal da Globo, nos mesmos moldes do que ele fazia nos anos 1980. No entanto, ele recusou, associando a proposta ao retrocesso na carreira.

“Não vou aceitar jamais andar para trás. Eu fiz o ‘Jornal da Globo’ há milênios [nos anos 1980]. Eu não tenho o menor interesse em fazer, não preciso fazer, não quero e não vou. Provavelmente, é uma proposta que vão me fazer, eu vou dizer não, obrigado. Se eu fizer o ‘Jornal da Globo’, daqui a pouco vou ter que fazer o ‘Família Trapo’”, alertou o apresentador em matéria do portal Notícias da TV.

O mesmo se deu com Fausto Silva, que, antes de deixar a Globo, no ano passado, recebeu convite para comandar um programa nas noites de quinta-feira, mas não se interessou em deixar os domingos. Ele acabou dispensado pela emissora.

O último beijo do gordo na Globo

Troféu Imprensa - Jô Soares e Silvio Santos

Outra ideia envolvia Jô Soares e um programa de entrevistas semanal. O apresentador recusou e acabou saindo da televisão. O seu último programa, exibido em 16 de dezembro de 2016, teve o cartunista Ziraldo como convidado.

Na ocasião, Jô fez questão de agradecer a Silvio Santos e a seu público.

“Antes de tudo, quero agradecer ao Silvio Santos por esse programa que modificou a minha vida. A minha vida, antes de qualquer coisa, foi modificada, mudou graças a essa plateia, graças a vocês. Por que eu quero sempre ter uma plateia na minha frente? Porque sem plateia eu não existo. Agradeço sempre, do fundo do meu coração”, salientou, emocionado.

Jô Soares faleceu no dia 5 de agosto de 2022, deixando um legado na televisão e abrindo as portas para que outros artistas brilhassem à frente de um formato que, no Brasil, foi ele quem consagrou…

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor