Janeiro: Faustão conta os dias para se ver livre de antiga parceira

Faustão na Band - Anne Lottermann

Divulgação / Band

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo de 2022, o público acompanhou a volta de Fausto Silva à Band após 33 anos na Globo. Faustão na Band é exibido diariamente e conta com uma produção luxuosa. Porém, os índices de audiência estão longe do esperado e o apresentador pode voltar aos domingos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando Fausto deixou a Globo, sua parceira de anos, em meados de 2021, ficou definido que ele só poderia voltar ao ar no primeiro dia do ano seguinte. Já no primeiro minuto de 2022, a Band trouxe o novo contratado apresentando as novidades para o novo ano.

Mas, havia outro empecilho: no contrato firmado com a emissora carioca, ele teria que ficar longe dos domingos durante 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A saída foi fazer um programa diário, no horário nobre, tirando o antigo Show da Fé do Pastor R.R. Soares e colocando no ar um produto de alta qualidade, chamando grandes nomes do mundo artístico. Com a credibilidade de Faustão, os anunciantes fariam fila…

Muito luxo e pouca audiência

Nas primeiras semanas o público ficou de olho no programa, mas por pouco tempo – a média de Faustão na Band oscila entre 3 e 4 pontos na audiência, garantindo apenas em quarto lugar. De acordo com o portal Notícias da TV, a atração teve demissões e até férias coletivas. Nos corredores da emissora se fala em mudanças drásticas para 2023.

Com o fim do impedimento de se apresentar aos domingos, Fausto Silva pode voltar ao seu antigo dia de trabalho e atrair o público que já estava habituado com o antigo Domingão. O que se pensa é manter o estilo do programa, voltando com algumas características do antigo Perdidos na Noite, sucesso da Band nos anos 1980.

Perdidos no domingo

Em 2000, Faustão sofria com as vitórias consecutivas do Domingo Legal no Ibope e buscava uma nova forma de atrair o público. Muitos pensaram que a saída era que o apresentador adotasse o tom do Perdidos no dominical global.

“A Globo engessou o Fausto. Quanto mais parecido ele ficar com o Perdidos, melhor. Ele é o único a esculhambar a estrutura infalível da emissora”, declarou Alberto Luchetti, então diretor do Domingão, ao Jornal do Brasil em 30 de maio de 2000.

Nos anos 1980, Faustão se tornou destaque na TV por fazer um programa que fugia do roteiro, com o cenário todo bagunçado e críticas à produção. A estrutura dos estúdios, e até dos convidados, fez com que o apresentador se tornasse um fenômeno nas noites de sábado.

Mudanças necessárias

Muitas vezes, já no Domingão, o apresentador não poupava críticas a Globo, sempre conhecida pelo seu alto padrão de qualidade. Para muitos, aquilo soava como falso, mas os telespectadores gostavam das alfinetadas que a emissora levava.

“Por incrível que pareça, as pesquisas mostram que o ponto alto do programa são as reclamações do Fausto. O público gosta disso”, afirmou Luchetti.

Os tempos mudaram e o público também. O espectador não está mais acostumado com os estilos dos programas exibidos entre os anos 1980 e meados dos anos 2000. Mas ter na televisão um Faustão mais solto, sem amarras e com a língua afiada pode ser uma boa saída nas noites de domingo da Band…

Sair da versão mobile