Norberto é um dono de armazém que sabe da vida de todos em Renascer. Bom de papo e simpático até dizer chega, ele é o fofoqueiro número um da novela das nove da Globo.

Matheus Nachtergaele em Renascer
Matheus Nachtergaele em Renascer

No remake escrito por Bruno Luperi, o personagem está a cargo de Matheus Nachtergaele, que topou retornar às novelas como o tipo em uma espécie de homenagem ao ator original da versão de 1993.

[anuncio_1]

Quem viveu Norberto na primeira versão de Renascer?

Nelson Xavier em Renascer

Na primeira versão de Renascer, Norberto foi vivido por Nelson Xavier. O ator debutou na carreira aos 18 anos, em 1959, participando do longa Fronteiras do Inferno. Estreou na Globo em 1967 na novela Sangue e Areia, o primeiro melodrama de seu currículo.

Nelson se destacou em diversos trabalhos no cinema, no teatro e na TV, com passagens pela líder de audiência e pela extinta Manchete, atuando em Kananga do Japão (1989) e A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991).

Marcou como o motorista Sebastião em Senhora do Destino (2004) e atualmente pode ser visto como Santiago na reprise de América (2005) pelo canal Viva.

Faleceu aos 75 anos, em 10 de maio de 2017, vítima de um câncer no pulmão. Seu último desejo foi ser enterrado com um terno que ganhou de Chico Xavier, a quem interpretou no cinema.

 

[anuncio_2]

Por onde andou Matheus Nachtergaele?

Juliana Paes, Duda Santos e Matheus Nachtergaele em Renascer
Juliana Paes, Duda Santos e Matheus Nachtergaele em Renascer

Fã de Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele revelou que o fato de Norberto ter sido vivido pelo veterano pesou na decisão de aceitar o convite para o remake de Renascer.

“Aceitei o convite com uma alegria. Nelson Xavier é um dos artistas da minha formação como ator. Deixou marcas profundas. Achei bonito e desafiador fazer um personagem do Nelson. Norberto é um fofoqueiro que carrega uma dor de amor, um cronista”, enalteceu Matheus na coletiva de imprensa da novela.

Apesar de falar com tanta gente, Norberto se sente sozinho desde que o seu amor, Jacutinga (Juliana Paes), decide ir embora.

Para Matheus, que estava afastado dos melodramas desde Saramandaia (2013), o personagem foi uma espécie de presente. Sem precisar gravar intensamente, ele vibra com a possibilidade de poder se dedicar a outros projetos enquanto aparece no folhetim.

“Vou ter uma navegação tranquila, não é um personagem que grava sem parar. Então, vou poder voltar a fazer ginástica, fazer análise, e quem sabe fazer um pouco de sexo”, disse aos risos ao Notícias da TV em 23 de janeiro passado.

[anuncio_3]

O elenco de peso do remake de Renascer

Matheus Nachtergaele

Para Matheus, a chance de estar em um remake de um grande sucesso é extremamente positivo. Ele ainda fez questão de destacar o grandioso elenco no qual tem a chance de poder trabalhar.

“Acho que a gente vai contar com a amizade do povo brasileiro, e isso é um bom começo de conversa. Então, a gente estreia em um berço amoroso, as pessoas têm saudade e boas lembranças da novela”, avaliou o ator.

“E, aqui, eu acho que a gente tem um elenco de veteranos geniais do Brasil, com pessoas maravilhosas de todas as cores, sexos, crendices e origens, que são extremamente e verdadeiramente talentosas”, discorreu Matheus.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor