Já era: sem ter o que fazer, Globo define término de Elas por Elas
25/10/2023 às 11h46

Um mês após a estreia, Elas por Elas ainda não disse a que veio. A trama das seis da Globo registra índices de audiência muito abaixo do que a emissora espera no horário e, até aqui, não dá qualquer sinal de reação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deborah Secco em Elas por Elas (Reprodução / Globo)
Ciente de que o folhetim foi um erro, o canal agora tenta consertar a história para tentar suavizar a crise. Além disso, a direção da Globo já bateu o martelo e definiu a data de término da história, que será substituída por No Rancho Fundo, de Mário Teixeira.
Horário errado

Protagonistas de Elas por Elas (divulgação/Globo)
Apesar das expectativas da Globo, Elas por Elas não alcançou o êxito esperado. A nova versão do clássico de Cassiano Gabus Mendes, escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, derrubou os índices de audiência da faixa das seis, que vinha de uma série de acertos com Amor Perfeito (2023), Mar do Sertão (2022) e Além da Ilusão (2022).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A emissora entende que errou ao apostar em uma comédia modernosa na faixa das seis, que normalmente exibe romances de época ou comédias românticas. Desde o anúncio de que a nova versão de Elas por Elas ocuparia a faixa das seis, já se criou uma estranheza, tendo em vista que a versão original era um legítimo folhetim das 19h.
Os autores até avisaram que estavam adaptando a trama ao horário, mas não é isso o que se vê no ar. A nova versão de Elas por Elas mantém o tom de comédia sofisticada de sua primeira versão, destoando bastante do que normalmente se vê no horário das seis.
LEIA TAMBÉM:
● Primeira Odete Roitman levou mágoa com a Globo para o túmulo: “Nunca me deu importância”
● Novela que terminava há 12 anos provou que nem todo remake dá certo
● Estreava há 13 anos: 5 estrelas de Cheias de Charme que já nos deixaram
[anuncio_2]
Operação de salvamento

Lázaro Ramos como Mário Fofoca em Elas por Elas (divulgação/Globo)
Em breve, a Globo deve ter em mãos os resultados do primeiro grupo de discussão de Elas por Elas. A partir daí, os autores do remake poderão identificar o que tem funcionado e o que não funciona na novela para fazer as devidas correções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo entende que não há muito o que fazer. O canal concluiu que foi um equívoco escalar a novela para a faixa das 18h e, como trocar o horário está fora de cogitação, só resta tentar consertar o que está dando errado.
Mas, curiosamente, Elas por Elas não recebe muitas críticas. Pelo contrário. Quem acompanha gosta da novela. Isso dificulta ainda mais o trabalho dos autores na tentativa de consertar os rumos da obra para elevar a audiência.

Data de término

Filipe Bragança e Rayssa Bratillieri em Elas por Elas (Reprodução / Globo)
Tirar Elas por Elas do ar também está fora de cogitação. A trama pode até perder uma ou duas semanas, mas nada muito além disso. A Globo não faz mais cortes drásticos na duração de suas novelas, já que precisa de tempo para preparar as substitutas.
Elas por Elas tem previsão de 173 capítulos e, até aqui, a Globo não sinalizou que pretende modificar tal planejamento de forma radical. Sendo assim, a novela deve ficar no ar até abril do ano que vem, quando será substituída por No Rancho Fundo.
A nova trama é escrita por Mário Teixeira, autor de Mar do Sertão, que vai repetir a fórmula de sucesso da história estrelada por Sergio Guizé e Isadora Cruz. O autor foi escalado às pressas para assumir o horário, após o cancelamento de O País de Alice, de Lícia Manzo.