Passando por ajustes em busca de audiência, Terra e Paixão sofreu várias mudanças no enredo, com tramas criadas às pressas e outras que acabaram ficando pelo caminho. Até mesmo Lucinda (Débora Falabella) teve seu rumo alterado na novela das nove da Globo.

Débora Falabella em Terra e Paixão
Débora Falabella em Terra e Paixão

Com problemas de audiência desde o início, o autor Walcyr Carrasco, que contou com a chegada de Thelma Guedes para auxiliá-lo, mexeu bastante na história na tentativa de fisgar o público.

O resultado foi que algumas tramas perderam espaço e outras sequer chegaram a existir, alterando completamente os rumos do folhetim das 21h.

[anuncio_1]

O rumo alterado de Luigi

Leona Cavalli (Gladys) e Rainer Cadete (Luigi) em Terra e Paixão (Paulo Belote / Globo)

No começo da novela, havia um clima entre Luigi e Irene (Gloria Pires). A previsão era de que o italiano fajuto, que sempre esteve de olho na fortuna de Antônio (Tony Ramos), tivesse um caso com a sogra.

Os indícios de que isso aconteceria estavam no ar desde os primeiros capítulos e Luigi de fato se envolveria com Irene, a ponto dos dois tramarem um golpe no fazendeiro.

No entanto, o golpista acabou dando liga com Anely (Tatá Werneck) e Walcyr Carrasco acabou seguindo por outro caminho. Com isso, apostou no lado cômico do personagem, que passou de vilão a apenas mais um trambiqueiro sem maldade.

[anuncio_2]

Romance esquecido

Yandara (Rafaela Cocal) e Franco (Gil Coelho) em Terra e Paixão
Yandara (Rafaela Cocal) e Franco (Gil Coelho) em Terra e Paixão (reprodução/Globo)

O envolvimento entre Franco (Gil Coelho) e Yandara (Rafaela Cocal) também seria mais explorado. Com o romance dos dois, o autor iria retratar a lenda das 700 luas, mito ligado ao povo terena.

Isso se daria pelo fato da jovem estar prometida a Rudá (João Vitor da Silva). O novo pretendente da indígena até apareceu na trama, mas nada foi desenvolvido.

Tudo em torno do romance de Yandara com os dois foi completamente esquecido. Nada do que estava previsto aconteceu e, ao que tudo indica, caiu no esquecimento.

 

[anuncio_3]

Trama escanteada

Renata Gaspar (Mara) e Camilla Damião (Menah) em Terra e Paixão
Renata Gaspar (Mara) e Camilla Damião (Menah) em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Quando foi lançada, Terra e Paixão também prometia retratar um relacionamento lésbico entre Mara (Renata Gaspar) e Menah (Camilla Damião). Só que as duas sequer tiveram algum destaque.

Mara e Menah até estão mais juntas nos capítulos mais recentes, mas o desenvolvimento de uma trama delas não aconteceu até o momento. E pelo andar da carruagem, dificilmente acontecerá.

Bullying

Tata Werneck, Débora Falabella, Ângelo Antônio e Felipe Melquiades
Tata Werneck, Débora Falabella, Ângelo Antônio e Felipe Melquiades em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

No folhetim, Walcyr Carrasco também prometeu abordar o albinismo por meio de Cristian (Felipe Melquiades). O filho de Lucinda (Débora Falabella) até chegou a sofrer por conta de sua condição, mas foi um assunto pouco falado.

Essa questão em torno de Cristian foi simplesmente superada de uma hora para outra e os indicativos são de que ficará por aí mesmo, sem mais abordagens a respeito do tema em Terra e Paixão.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.