SEM CHANCE
Já era! Quatro novelas que nunca mais poderão ser exibidas pela Globo
23/10/2024 às 11h53
Levantamento recente do TV História mostrou que pelo menos 44 novelas da Globo nunca mais poderão ser vistas pelo público. No entanto, de acordo com uma pesquisa acadêmica que apresentou dados inéditos, esse número pode ser ainda maior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gabriel Salgado Sarturi, em monografia de graduação apresentada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com orientação de Leandro Stevens e Danilo de Albuquerque Rodrigues, mostrou que o buraco é bem mais embaixo.
Como exemplo, é possível saber que quatro novelas das oito acabaram sendo perdidas pela Globo através do reaproveitamento de fitas ocorrido na década de 1980 e nunca mais poderão ser vistas na íntegra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira:
Duas Vidas
Novela de Janete Clair exibida entre dezembro de 1976 e junho de 1977, Duas Vidas foi reapresentada somente num compacto de 20 capítulos em 1981, na faixa de 22 horas.
LEIA TAMBÉM:
● Definido: Chocolate com Pimenta ganha nova chance da Globo em novembro
● A rejeição que está levando Mania de Você para o buraco
● Globo bate o martelo e define nome da próxima novela de Walcyr Carrasco
Dos 154 capítulos da versão original, resta apenas seis, o que fará a trama entrar na fila do projeto Fragmento do Globoplay.
Do compacto, que poderia proporcionar ao público ver a trama condensada, restaram apenas 10 episódios (3, 5, 6, 7, 8, 9, 12, 15, 16 e 18).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Espelho Mágico
Sucessora de Duas Vidas, Espelho Mágico foi ao ar entre junho e dezembro de 1977. Após confundir o público usando recursos de metalinguagem, a trama não fez o sucesso esperado e nunca foi reprisada.
Dos 150 capítulos, restam apenas de seis a oito episódios, que colocam a novela apta apenas para ser exibida no projeto Fragmentos.
Brilhante
Novela de Gilberto Braga exibida entre setembro de 1981 e março de 1982, com 155 capítulos, Brilhante teve problemas com a Censura e foi considerada um fracasso retumbante pelo próprio autor.
Nunca reprisada, a trama tem entre seis e dez capítulos preservados, incluindo o primeiro e o último, devendo aparecer no Globoplay também no projeto Fragmentos.
No entanto, resta a versão internacional da trama preservada, mas com o áudio dublado provavelmente em espanhol. Dessa forma, para entrar assim no Globoplay, a trama teria que ser dublada ou legendada, o que nunca foi feito pela Globo.
Mandala
Polêmica novela de Dias Gomes, exibida entre outubro de 1987 e maio de 1988, Mandala nunca foi reprisada pela Globo.
A trama, estrelada por Vera Fischer e Felipe Camargo, teve 185 capítulos e está parcialmente preservada.
De acordo com a pesquisa, do original, faltam muitos capítulos da metade para o fim da trama. Da versão internacional, com 120 capítulos de 50 minutos, também faltam muitos capítulos.
Mesmo assim, a obra deverá ser resgatada pelo Globoplay.