André Santana

Vivendo a pior crise de audiência de sua história, o SBT não teve muitos motivos para comemorar nos últimos meses. Mas, surpreendentemente, o canal viveu uma espécie de vitória com o Primeiro Impacto, que chegou a incomodar o Hoje em Dia, da Record.

Minha Fortuna é te Amar
Minha Fortuna é te Amar (divulgação)

Por outro lado, o vespertino Fofocalizando agoniza e chegou a ficar em quinto lugar na audiência recentemente. O programa de fofoca apresentado por Gabriel Cartolano e Gaby Cabrini não consegue se reerguer de jeito nenhum, prejudicando as novelas que vêm em seguida, como Minha Fortuna é te Amar (foto acima).

Mas, mesmo fracassado, Fofocalizando terá uma nova chance na emissora com o lançamento da nova grade de programação. Por outro lado, o Primeiro Impacto não vai escapar de uma reformulação e terá sua duração reduzida, mesmo demonstrando reação. Vai entender…

[anuncio_1]

Alegrias e tristezas

 

Na quarta-feira, 21 de fevereiro, o SBT teve uma rara alegria: o matinal Primeiro Impacto conseguiu ultrapassar o Hoje em Dia, da Record, pela primeira vez em 2024. De acordo com dados do Kantar Ibope Media divulgados pelo site TV Pop, o noticioso foi vice-líder no embate com a edição das 6h do Balanço Geral Manhã, por 2,1 a 2,0 pontos de média, e superou o Hoje em Dia por 3,2 a 3,0 pontos, entre 10h e 11h49 da manhã.

Já na quinta-feira, 22 de fevereiro, foi a vez do SBT chorar pelo fiasco do Fofocalizando. Dados do Ibope também divulgados pelo TV Pop apontaram que o programa marcou 2,1 pontos nesse dia, bem atrás da Record, com A Terra Prometida, e empatado tecnicamente com RedeTV! e Band.

Segundo a publicação, o vespertino amargou a quinta colocação em vários momentos, o que mostra que a crise do Fofocalizando parece não tem fim. O programa chegou a ensaiar uma recuperação recentemente, mas a boa fase não se sustentou.

[anuncio_2]

Dois pesos

Mulheres - Regina Volpato
Regina Volpato no comando do Mulheres (Reprodução / Gazeta)

Curiosamente, o SBT se prepara para reduzir o Primeiro Impacto justamente quando ele começa a apresentar resultados melhores. Com a estreia de Chega Mais, com Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias, o jornal comandado por Darlisson Dutra, Felipe Malta e Daniele Brandi terá seu tempo drasticamente reduzido.

A estreia da nova revista eletrônica está prevista para 11 de março, das 9h30 às 13h30. Nesse dia, o Primeiro Impacto será reformulado e passa a ser exibido das 6h às 9h30. Atualmente, ele fica no ar das 6h às 13h.

Sendo assim, caberá ao programa de Regina Volpato e cia bater de frente com o Hoje em Dia, que tem formato semelhante ao que o SBT pretende fazer em sua nova aposta matinal. Um desafio e tanto!

[anuncio_3]

Duas medidas

Casos de Família - Christina Rocha
Christina Rocha no Casos de Família (Reprodução / SBT)

Enquanto encurta o Primeiro Impacto mesmo numa fase de alta, o SBT mantém no ar o Fofocalizando, mesmo com o programa amargando índices de audiência cada vez mais baixos. A atração não será cancelada mesmo com a reformulação na grade vespertina, prevista para 18 de março.

Neste dia, as novelas mexicanas devem passar a ser exibidas mais cedo, enquanto o Tá na Hora, com Christina Rocha e Marcão do Povo, entrará no ar entre 17h30 e 19h45. Mesmo com as mudanças, o Fofocalizando se manterá no ar. Só não se sabe se ele seguirá no mesmo horário ou será empurrado para a faixa das 16h30, posicionando-se antes do Tá na Hora.

Vale lembrar que a ideia inicial de Daniela Beyruti, atual vice-presidente do SBT, era acabar com o programa de fofoca e aproveitar parte de sua equipe no Tá na Hora. Mas Silvio Santos teria intercedido a favor da manutenção do Fofocalizando, que foi criado por ele. Considerando os resultados atuais, foi uma péssima ideia.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor