Já era? Mudança tira espaço de personagem de Terra e Paixão
20/08/2023 às 10h52
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes da estreia de Terra e Paixão, havia a promessa de que Gloria Pires voltaria ao horário nobre da Globo em grande estilo. A ela estava reservada a grande vilã do folhetim, uma megera daquelas, pronta para tocar o terror na produção das nove. Mas, com a novela no ar, Irene ainda não teve a chance de mostrar toda essa maldade.
E mais: são poucas as chances de uma reviravolta nesse sentido. Pelo contrário: com a chegada de Agatha (Eliane Giardini), a tendência é que a personagem de Gloria Pires seja ofuscada e esquecida definitivamente. Uma pena, já que se trata do trabalho de despedida da atriz, de saída da Globo após mais de 50 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Promessa de megera
Irene foi anunciada como a grande vilã de Terra e Paixão. Mas, nos primeiros capítulos da trama, a personagem ficou devendo em maldades. Enquanto Antônio (Tony Ramos) mandava matar todo mundo, sua esposa agia na surdina, apenas manipulando as pessoas ao seu redor, na tentativa de emplacar o filho preferido como sucessor do marido nos negócios.
A maneira sutil como Irene agia tinha sua graça, até pela força da interpretação da atriz. Mas as atitudes da megera decepcionaram quem esperava por uma vilãzona, daquelas capazes de tudo. A mulher ficou bastante apagada neste início.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Porém, ela teve a chance de dizer a que veio após a morte de Daniel (Johnny Massaro). A luta pela sucessão se transformou numa espécie de ódio vingativo, fazendo surgir uma nova Irene. A dondoca, inclusive, foi capaz de incendiar a plantação de Aline (Barbara Reis) com as próprias mãos, já que passou a culpar a professora pela desgraça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sumiu
No entanto, nada aconteceu depois disso. Irene parece ter se recuperado do surto e já não age mais como uma vilã maluca, voltando a armar com mais sutileza. A esta altura da trama, a maior preocupação da malvada é a possibilidade de Agatha estar viva, o que ameaça a sua posição dentro do clã La Selva.
Leia também: Flagra: beijo de Galvão Bueno em Patrícia Poeta deu o que falar
Irene tem motivos para se preocupar. Afinal, Agatha chega à trama de Walcyr Carrasco como um furacão, abrindo a possibilidade de se tornar a grande megera da novela. Inicialmente, Agatha vai parecer uma pessoa inocente, mas, no decorrer dos capítulos, ela mostrará que guarda segredos. Com isso, a mãe de Caio (Cauã Reymond) pode mostrar as garras e se revelar uma nova vilã, ofuscando ainda mais a Irene de Gloria Pires.
Triste despedida
Após Terra e Paixão, Gloria Pires encerra seu contrato fixo com a Globo, emissora onde começou criança e trabalhou por 54 anos. Mesmo com a possibilidade de retornar com acordos por obra, trata-se, sem dúvidas, do fim de um ciclo.
Sendo assim, o ciclo poderia ter sido encerrado com um grande personagem, o que não parece ser o caso. E a despedida fica ainda mais triste se relembrarmos que, antes de ser escalada para Terra e Paixão, Gloria Pires tinha outras duas personagens em mãos que parecem ser melhores que Irene.
Gloria foi a primeira atriz a ser escalada para viver Zoé em Todas as Flores, mas acabou perdendo o papel para Regina Casé. Na sequência, ela foi remanejada para Fuzuê para encarnar Maria Navalha – a personagem, entregue a Olívia Araújo, seria um raro tipo popular na carreira de Gloria. Na trama, Maria está desaparecida, mas parece uma personagem bem promissora.
Assim, caberá a Gloria se despedir da Globo vivendo Irene, uma vilã que muito prometia, mas que, até agora, não entregou grandes coisas. Pena.