André Santana

Terra e Paixão chegou ao fim mostrando o final feliz dos principais casais e encerrando todos os seus conflitos. A novela escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, após um início morno, conseguiu engrenar na reta final e elevou a audiência do horário nobre da Globo.

Cauã Reymond e Barbara Reis em Terra e Paixão
Caio (Cauã Reymond) e Aline (Barbara Reis) em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Porém, a trama terminou deixando pontas soltas. Alguns dos mistérios da obra acabaram ficando sem uma resolução convincente, o que decepcionou o público.

Os autores não explicaram, por exemplo, qual a relação entre o pai de Antônio La Selva (Tony Ramos) e Samuel (Ítalo Martins), o falecido marido de Aline (Barbara Reis).

[anuncio_1]

Conflito inexplicável

Tony Ramos e Bárbara Reis em Terra e Paixão
Tony Ramos e Bárbara Reis em Terra e Paixão

Movimentada, Terra e Paixão entrou no ar já mostrando um massacre durante uma invasão de terras. Os jagunços de Antônio tomaram a casa de Aline à força, num conflito que culminou com a morte de Samuel. Mas Aline, salva por Caio, conseguiu escapar, o que deu início à rivalidade entre ela e Antônio.

Depois disso, Antônio apareceu várias vezes afirmando que as terras de Aline, na verdade, são suas. O vilão bradou, mais de uma vez, que foi seu pai quem doou o local para Samuel, afirmando que nunca entendeu a motivação do patriarca. Por isso, ele deixou bem claro que tomaria as terras de volta à força.

Ao afirmar que nunca entendeu o motivo que levou seu pai a doar aquelas terras para Samuel, Antônio deixou um mistério no ar. Provavelmente, haveria alguma relação entre o patriarca e Samuel que seria esclarecido mais adiante na história. Mas o assunto simplesmente morreu.

 

[anuncio_2]

Qual a relação entre Aline e Antônio?

Aline (Barbara Reis) e Antônio (Tony Ramos) em Terra e Paixão
Aline (Barbara Reis) e Antônio (Tony Ramos) em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Logo que Terra e Paixão estreou, surgiu a teoria de que Samuel seria filho bastardo do senhor La Selva, ou seja, seria irmão de Antônio. Esse teria sido o motivo de o patriarca ter doado a terra, como uma forma de garantir a herança do filho não reconhecido.

Apesar de essa tese nunca ter sido confirmada, fazia total sentido. Afinal, o parentesco confirmaria o direito de Samuel – e, consequentemente, de Aline – à terra. Se fosse uma doação sem justificativa, o ato poderia ter sido simplesmente contestado judicialmente…

Há alguns meses, correu na imprensa que Lima Duarte faria uma participação no final da novela vivendo o pai de Antônio – o ator, inclusive, confirmou a participação em suas redes. Assim, acreditava-se que o velho La Selva apareceria justamente para revelar essa história. Porém, nem Lima Duarte apareceu, e nem essa história foi esclarecida.

[anuncio_3]

Segredos de Cândida

Terra e Paixão - Susana Vieira
Susana Vieira como Cândida em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Outra ponta solta diz respeito à importância de Cândida (Susana Vieira) dentro da trama. A dona do Naitendei foi apresentada como a “guardiã” dos segredos de Nova Primavera, mas, no decorrer da história, suas informações acabaram sendo desacreditadas.

O único segredo revelado por Cândida que fez algum sentido foi a relação do passado envolvendo Irene (Gloria Pires) e Ademir (Charles Fricks), que culminou com a morte de Daniel (Johnny Massaro). Porém, a idosa deu a entender que também tinha algo sobre a família de Antônio, informação que, pelo jeito, morreu com ela.

Além disso, Cândida cansou de afirmar que Agatha (Bianca Bin/Eliane Giardini) era sua amiga e praticamente um “anjo na terra”. Mas a volta da morta-viva mostrou que, de anjo, Agatha não tinha nada. Ou seja, ou Cândida não era boa em julgar as pessoas, ou ela mesma não era lá muito confiável…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor