SEM CHANCE

Já era: cinco novelas da Globo que nunca mais serão vistas pelo público

Lucia Verissimo e Tony Ramos em Champagne

Lucia Verissimo e Tony Ramos em Champagne

Mensalmente, a Globo continua resgatando as novelas que produziu em seus quase 60 anos de história. Em novembro, O Astro (1977) foi trazida de volta; agora no início de dezembro, foi a vez de O Outro (1987).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, já se sabe que algumas novelas das oito produzidas nas décadas de 1970 e 1980 não poderão ser vistas na íntegra pelo público.

Confira cinco exemplos na lista abaixo, de acordo com informações do trabalho acadêmico de Gabriel Sarturi na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), que teve a orientação de Leandro Stevens e Danilo Rodrigues.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Duas Vidas

Mário Gomes e Betty Faria em Duas Vidas

Novela estrelada por Francisco Cuoco, Glória Menezes, Betty Faria e Mário Gomes e exibida pela Globo em 1976, Duas Vidas sofreu muito com a Censura e tirou o sono da autora Janete Clair.

A trama acabou sendo apagada pela Globo no reaproveitamento sistemático de fitas que ocorreu na década seguinte, quando produções que não fizeram sucesso eram sumariamente eliminadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Dos 154 capítulos originais, restam apenas seis, que deverá ser disponibilizados no Projeto Fragmentos.

A novela teve um compacto exibido em 1981, em 20 capítulos, que poderia dar um pouco mais de conteúdo ao público. No entanto, metade desses episódios foi perdida.

Espelho Mágico

Vera Fischer em Espelho Mágico

Sucessora de Duas Vidas, Espelho Mágico tinha uma novela dentro da novela, Coquetel de Amor, o que deixou o público confuso.

A trama de Lauro César Muniz, que deu muitas dores de cabeça para a Globo, também foi eliminada sem dó.

Sobraram apenas entre seis e oito capítulos dos 150 originais, que deverão voltar através do Projeto Fragmentos.

Brilhante

José Wilker e Vera Fischer em Brilhante

Novela que também sofreu com a Censura e foi um fracasso retumbante, Brilhante não deixou saudades e também foi apagada pela Globo.

A novela de 1981 tem apenas de seis a dez capítulos guardados pela Globo, incluindo os dois primeiros e os dois últimos, e deve ser resgatada no Projeto Fragmentos.

Uma esperança para os assinantes da plataforma é a existência de uma versão internacional dublada em espanhol. Não se sabe se essa cópia conta com o canal de áudio original.

Uma situação inédita para o Globoplay seria disponibilizar a trama dessa forma mesmo, com legendas.

Champagne

Tony Ramos em Champagne

O mesmo caso citado acima pode ocorrer com Champagne, escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1983.

A trama, estrelada por nomes como Antonio Fagundes e Irene Ravache, não fez sucesso e sofreu uma derrota histórica para a recém-lançada Manchete no Carnaval de 1984.

Do original, restam apenas seis capítulos, como era de praxe com novelas que não deram certo. Esses episódios deverão voltar no Projeto Fragmentos.

O que pode salvar a produção seria a disponibilização da versão internacional, que não conta com áudio em português.

Mandala

Felipe Camargo e Vera Fischer em Mandala

Eternamente marcada pela música O Amor e o Poder, interpretada por Rosana (aquela do refrão “como uma deusa”), Mandala também deu algumas dores de cabeça para a Globo.

Desde 1984, a Globo guarda todas as suas novelas na íntegra, com exceção de Mandala.

A trama de Dias Gomes contou com 185 capítulos, dos quais faltam muitos da metade para o final da produção. O mesmo ocorre com a versão internacional, que teve 120 capítulos de 50 minutos cada.

Dessa forma, ainda não se sabe como o Globoplay vai proceder nesse caso, mas uma exibição no Viva é praticamente impossível.

Sair da versão mobile